ELEIÇÕES MUNICIPAIS - Cenário eleitoral definido
Nélio Chaves registrou sua candidatura à prefeitura no fim do prazo eleitoral. Candidata a vice da oposição tem residência em Betim e não é conhecida. Romer Soares reúne maior número de siglas no apoio à sua candidatura
Depois de semanas de indefinição e chances de Itatiaiuçu ter eleição em chapa única para os cargos a prefeito e vice-prefeito, o grupo considerado de oposição colocou o seu nome para o jogo político.
O prazo para o registro oficial dos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou na última quinta-feira, dia 15, data em que a chapa “Unidos pela Justiça e Progresso” registrou o nome de Nélio Chaves como candidato à prefeitura. Até então, os eleitores não sabiam qual era sua opção além da chapa “O Trabalho Continua!”, que lançou o nome de Romer Soares como pré-candidato no mês de maio.
Quem disputa o cargo ao lado de Nélio Chaves como vice-prefeita é Sandra Nascimento, que é moradora de Itatiaiuçu há 9 anos, terapeuta e escritora.
Os partidos da chapa de Romer são Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Cidadania, Progressistas, Republicanos, Partido Renovação Democrática (PRD), Partido Social Democrático (PSD) e Avante. Quem compõe a chapa como vice-prefeita é a atual presidente da Câmara de Itatiaiuçu, a vereadora Adriana Camargos.
Vereança
Em relação aos candidatos ao cargo de vereador, Itatiaiuçu terá x nomes disputando as nove cadeiras da Câmara Municipal. Do total de candidaturas, 7 estão tentando a reeleição.
Desde a semana passada, os partidos que apoiam a candidatura de Romer e Adriana já estão com as seis chapas completas de candidatos à vereança, totalizando 58 candidaturas da federação PSDB-Cidadania, PP, Republicanos, PRD, PSD e Avante, cada um com até 10 candidatos.
Os partidos da oposição, composta pelo PV, Mobiliza e União Brasil, registraram um total de 29 candidaturas.
A maioria dos candidatos na cidade são do gênero masculino, representando 66% do total contra 34% do total de registros do gênero feminino. Em comparação com o último pleito municipal, em 2020, é possível apontar que houve pouco avanço no número de homens e mulheres concorrendo aos cargos, com 66% das candidaturas do gênero masculino e 32% do gênero feminino. Das nove cadeiras ocupadas no Legislativo atualmente, apenas uma é ocupada por uma mulher.
Em relação à faixa etária, pode-se dizer que o perfil dos candidatos é maioria adulta, com prevalência de candidatos com idade de 40 a 44 anos, seguido de 45 a 49 anos e 55 a 59 anos. Também há destaque para o número de candidatos com idade entre 25 e 29 anos, seguido de 35 a 39 anos e 30 a 34 anos. Os candidatos considerados “idosos” são minoria, com 11 candidatos com idade acima de 60 anos. Apenas 2 jovens de 21 a 24 anos vão se candidatar.
Outro dado relevante é em relação à cor/raça dos candidatos, que é predominantemente parda, com 50% dos registros; seguida da cor branca, com 30,68% de registros; e preta, com apenas 19,32% de registros.
Propaganda e gastos na campanha
Desde ontem, sexta-feira, 16 de agosto, os candidatos podem fazer a propaganda eleitoral, com pedido de voto explicito, veiculação de materiais, campanhas nas ruas, entre outros. Os candidatos devem estar atentos às regras das propagandas, principalmente em relação ao uso de Inteligência Artificial e outras regras gerais (veja na página 6).
Além disso, os candidatos devem estar atentos aos limites de gastos das campanhas para os cargos do Executivo e Legislativo, definidos pelo TSE conforme o tamanho da cidade e número de eleitores aptos a votar. Em Itatiaiuçu, os valores máximos são de R$ 159.850,76 para candidatos a prefeito e R$ 15.985,08 para candidatos a vereador.
Os candidatos que desrespeitaram os limites fixados para cada campanha terão de pagar multa equivalente a 100% da quantia que ultrapassar o teto definido, e podem ser enquadrados no crime de abuso de poder econômico.
Outro limite é em relação ao número de pessoas que cada um dos candidatos pode contratar, seja contratação direta ou terceirizada de pessoas para a prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua. Candidatos a prefeito em Itatiaiuçu podem contratar até 123 pessoas em sua campanha. Já os vereadores poderão contratar até 62 pessoas para atuar nas suas campanhas.
A candidatura de Sandra Nascimento ao cargo de vice-prefeita na chapa de Nélio Chaves chamou a atenção dos eleitores da cidade que, em sua maioria, afirma não conhecer a candidata. Além disso, conforme dados do TSE e informações do próprio Instagram da candidata, Sandra é natural de Belo Horizonte e possui moradia em Betim. Nas conversas de bastidores, as informações são de que a composição da chapa foi por uma questão de desespero já que, até a tarde da quarta-feira, dia 14, os partidos de oposição ainda não tinham um nome para vice-prefeito para compor a chapa. E o candidato a prefeito Nélio Chaves só confirmou a candidatura na noite da quarta-feira.