CONTRA O HPV - Ministério da Saúde prepara campanha para estimular vacinação
Itatiaiuçu superou a meta de vacinação no público feminino em 2024. Entre o masculino, cobertura está aquém da meta preconizada

No Brasil, há pelo menos 7 milhões de adolescentes entre 15 a 19 anos que não estão vacinados contra o HPV, apesar de já terem saído da faixa etária adequada para receber o imunizante, que é de 9 a 14 anos.
Por isso, o Ministério da Saúde irá realizar ao longo deste ano uma campanha de resgate para identificar e vacinar esses adolescentes que não tomaram a vacina na idade certa. Inicialmente, conforme divulgado pela pasta, haverá uma ação voltada para 121 municípios com as piores coberturas vacinais, com a meta de garantir pelo menos 90% de cobertura vacinal. A vacinação de rotina para crianças de 9 a 14 anos deve continuar normalmente.
Desde abril do ano anterior, o esquema vacinal é de apenas uma dose, essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.
Conforme orientações da Saúde, a vacina tem maior eficácia se for aplicada antes do início da vida sexual, porque isso diminui muito as chances de uma infecção prévia, já que a via sexual é a principal forma de transmissão do HPV. Por isso, a faixa etária da vacinação de rotina vai de 9 a 14 anos.
Cobertura vacinal
Segundo informações atualizadas pelo Ministério da Saúde, conforme dados de 2024, 82,33% das adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 9 a 14 anos, nascidas entre 2011 e 2016, receberam a vacina contra o HPV no país. Apesar de o número ultrapassar 80%, ainda está aquém da meta de 90% estabelecida para todos os públicos.
A situação é ainda mais preocupante entre o público masculino, com uma taxa de vacinação de apenas 66,76%. Além disso, os dados do Ministério indicam uma queda na procura pela vacina entre 2024 e 2025.
Dados locais
Em Itatiaiuçu, a Saúde conseguiu alcançar a meta entre o público feminino, com vacinação de 90,46%das adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 9 a 14 anos, nascidas entre 2011 e 2016. Os dados mostram que a cobertura foi acima de 80% pela maioria das faixas etárias, com exceção de crianças com 9 anos (nascidas em 2015), com cobertura apenas de 61,86%.
Já no público masculino, o cenário é diferente, com apenas 75,19% das crianças de 9 a 14 anos vacinadas, com destaque para crianças de 9 anos, que teve cobertura de 59,62%, e de 14 anos, que teve cobertura de 40,91%.
Março Lilás
Além do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o mês de março é um período de atenção especial à saúde feminina. A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV.