CONSELHO TUTELAR - Votação acontece daqui um mês

Pela primeira vez, processo em todo o país tem apoio da Justiça Eleitoral, com empréstimo de urnas e treinamento dos mesários receptores

CONSELHO TUTELAR - Votação acontece daqui um mês
Foto: Reprodução TSE


Falta um mês para a população eleger o seu representante para os cargos de conselheiro tutelar do município. A votação acontecerá no dia 1° de outubro em todo o Brasil e, pela primeira vez, conta com o apoio da Justiça Eleitoral.

De acordo com resolução anunciada na última semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (Resolução TSE nº 23.719/2023), a eleição será parametrizada. O apoio prevê o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas, o treinamento das pessoas que comporão as mesas receptoras de votos e suporte técnico, mediante solicitação prévia dos municípios. 

A apuração e a totalização dos votos são de inteira responsabilidade das Comissões Especiais, que serão encarregadas de realizar o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar.

Itatiaiuçu tem 13 candidatos

Conforme relação de candidatos divulgada pela Assessoria de Comunicação, 13 pessoas vão disputar a eleição, que definirá cinco membros titulares e cinco suplentes, para o mandato de 4 anos (2024/2027). 

Os candidatos anunciados e registrados, já com números definidos, são: Marilene Nunes (618); Rozimare Resende (419); Simone Diniz (111); Débora Aguiar (261); Leozinha Oliveira (315); Jânia Soraia (120); Fabiana Silva (619); Dalcebele Afonso (272); Jordana de Faria (309); Pauliana do Carmo (521); Ediana Aparecida (410); Sargento Sílvio (544); e Ana Cláudia de Resende (532).

O conselheiro tutelar tem o papel de garantir, agindo com autonomia assegurada pela legislação, os direitos de crianças e adolescentes. O conselheiro recebe denúncias, realiza atendimentos e fiscaliza esses direitos. O Brasil conta com cerca de 6.100 conselheiros instalados em 5.570 municípios. A votação acontece a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro no ano subsequente ao da eleição presidencial.