CARTEIRA ASSINADA - Itatiaiuçu registra mais demissões em outubro

Depois de dois meses consecutivos de saldo positivo no número de pessoas com carteira assinada, Itatiaiuçu volta a registrar mais demissões do que contratações. Conforme o registro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última terça-feira, dia 27, o mês de outubro teve saldo negativo de -67, com 353 desligamentos e 286 admissões.

Em setembro, o município ficou com saldo de +69. Ou seja, a quantidade de novas pessoas com carteira assinada que o município havia conquistado no mês anterior foi a quantidade de pessoas que ficaram desempregada neste mês.

Em agosto, a cidade havia registrado saldo positivo de +20 e, em abril, +39. Os outros meses encerraram com saldo negativo, totalizando 5.698 trabalhadores ativos na cidade.

Setor de Indústria se destaca

Ainda de acordo com o painel, em outubro, o setor de Serviços foi o que mais registrou demissões, com saldo negativo de -81. Já o setor da Indústria se destacou pelo saldo positivo de +11, conquistando o que havia perdido no último mês, quando foi registrado saldo de -10.

O setor de Comércio registrou saldo de +6 e o de Construção Civil -3. 

Considerando todos os anos, até o momento, o setor da Construção Civil é o que mais contratou na cidade (1.131 admitidos), mas também foi o que mais demitiu (1.456 desligamentos), gerando saldo negativo de -325. Em contrapartida, o setor da Indústria se destaca por ser o que registra maior saldo positivo (+186), com 741 admissões e 555 desligamentos.

Perfil dos trabalhadores

A maioria dos que foram demitidos em outubro eram trabalhadores com Ensino Médio completo (-49); seguido de trabalhadores com Fundamental Incompleto (-7), Fundamental Completo (-5), Superior Completo (-5), analfabeto (-2) e Médio Incompleto (-1). A única faixa com mais contratações foi a Superior Incompleto, com saldo de +2. 

Já em relação ao gênero, os números mostram que os trabalhadores do gênero masculino são responsáveis pelo saldo, tendo 69 demissões a mais. As mulheres ficaram com saldo positivo de +2. Em comparação com os 10 meses de 2024, os homens tiveram mais admissões que as mulheres, com 2.137 admissões para homens e 621 para mulheres, mas também foram os que registraram maior número de demissões, com 2.366 desligamentos para esse grupo e 522 para as mulheres, gerando saldo de -229 e +99, respectivamente.