Aplicativo facilitará doações de sangue

Usuário poderá obter a carteira virtual do doador, que terá informações de saúde, tipo sanguíneo, data da última doação e informações para casos de emergência

Aplicativo facilitará doações de sangue
Foto: Hemominas


Com o objetivo de facilitar a ação voluntária de doação de sangue e conscientizar sobre a importância da ação, o Ministério da Saúde criou uma plataforma, o aplicativo Hemovida, integrada ao ConecteSUS. Conforme divulgado, o usuário poderá obter a carteira virtual do doador, que terá informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação.

A ferramenta também disponibiliza um registro pessoal e que pode ser útil em situações de emergências, com informações como histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas. Ainda é possível fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa. O aplicativo também reunirá informações sobre a rede de saúde mais próxima do usuário, identificando os serviços disponíveis em cada unidade.

Para se cadastrar no ConecteSUS Cidadão, é necessário baixar o aplicativo nas lojas Android ou iOS, ou por meio do site conectesus.saude.gov.br. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal (gov.br).

Estoque em Minas Gerais

Conforme dados do Hemominas, atualizado no dia 7 de dezembro, não há nenhum tipo sanguíneo em estado crítico, o que indica que os índices de doação estão bons. Já os tipos O+, B-, O-, , A- e AB- estão em estado de alerta, sendo necessário doação ainda nesta semana. O tipo B+ e A+ está adequado e o tipo AB+ está estável.