MENINGITE C - Vacinação para todos os mineiros termina em julho

MENINGITE C - Vacinação para todos os mineiros termina em julho
Foto: Rafael Mendes / SES-MG


Os mineiros têm até o dia 31 de julho para se vacinar contra a meningite C, oferecida gratuitamente pelo SUS nas Unidades de Saúde. A recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é que a população com 16 anos de idade ou mais e que ainda não se imunizou contra a doença procure a unidade mais próxima.

A vacina meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da doença, está incluída na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade. A imunização contra a meningite foi ampliada para os demais grupos com o objetivo de prevenir casos graves e óbitos pela doença, ampliando a proteção no estado.

“A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras, eficazes e estão disponibilizadas de forma gratuita nas unidades de saúde. A população deve procurar uma unidade de saúde e colocar o cartão de vacinação em dia”, reforça a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão.

Podem se vacinar crianças de 3, 5 e 12 meses de idade, que não receberam nenhuma dose da meningo C ou ACWY; adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos; profissionais de saúde; adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids; pessoas com 19 anos ou mais de idade.

A vacina está indicada para os não vacinados ou que receberam a última dose da vacina Meningo C ou ACWY, conforme orientação da unidade de saúde.

Casos e cobertura

Até o momento, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o estado registrou 268 casos de meningites em 2023. No ano anterior, foram registrados 714 casos.

Em relação à cobertura vacinal, até março de 2023, era 79,97% de crianças menores de um ano de idade e 76,75% de crianças de um ano de idade imunizadas. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.