CONTRA O HPV - Vacinas disponíveis nos postos de saúde

Meninas e meninos de 9 e 14 anos agora podem receber a imunização

CONTRA O HPV - Vacinas disponíveis  nos postos de saúde


Além das meninas na mesma faixa etária, agora os meninos com idade entre 9 e 14 anos também podem ser imunizados contra o HPV nas unidades de saúde do município. Até setembro de 2022, apenas as crianças do sexo feminino recebiam a dose da vacina com 9 e 10 anos, e as do sexo masculino a partir dos 11 anos, mas o protocolo foi mudado de acordo com o avanço das pesquisas e mudanças sociais.

Assim podem procurar os postos de saúde os pais e responsáveis por crianças e adolescentes a partir dos 9 anos até os 14 anos, independente do sexo. Basta ir até a unidade mais próxima de sua residência.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, a vacina é a melhor forma de prevenção contra o vírus do papiloma humano (HPV), que pode causar uma variedade de cânceres e outras condições em homens e mulheres. E a imunização deve ocorrer antes do início da vida sexual, pois o vírus é sexualmente transmissível – o contágio pode se dar também através de objetos ou materiais que podem ter entrado em contato com pessoas infectadas, pelo contato direto com cortes e escoriações de um indivíduo infectado, e em casos raros, pode ser transmitido durante o parto através da transmissão mãe-filho.

Atualmente, a OPAS recomenda que esse grupo-alvo receba duas doses da vacina contra o HPV com pelo menos seis meses entre as doses.