Governo amplia bivalente para todos acima de 18 anos

Município está aplicando o reforço em pessoas com 60 anos ou mais. Dados oficiais mostram que 156 pessoas receberam a dose

Governo amplia bivalente para todos acima de 18 anos
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil


Quase dois meses após o início da vacinação contra a Covid-19 com o reforço bivalente, o Ministério da Saúde ampliou, na última segunda-feira, 24, a imunização para toda a população acima de 18 anos de idade. 

Agora, toda a população que recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer), com quatro meses de distância, pode receber a dose de reforço.

A imunização está em andamento em Itatiaiuçu, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Conforme divulgado, na última semana, a aplicação estava acontecendo em pessoas com comorbidades; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais; e trabalhadores da saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reforça a importância de completar as campanhas de vacinação contra a Covid-19, Influenza e Meningite C. “A vacinação é a forma mais eficiente de prevenir e proteger contra essas doenças”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi.

De acordo com dados do Vacinômetro Covid-19, do Ministério da Saúde, atualizado na segunda-feira, 24, Minas Gerais aplicou, até o momento, 1.098.004 doses da bivalente, esse número representa 17,96% da cobertura vacinal, considerando uma população de 6.112.770. 

Em Itatiaiuçu, conforme os dados do Ministério da Saúde, 156 pessoas receberam a dose, o que representa 5,50% da cobertura vacinal em um público de 2.837 pessoas. A aplicação foi no grupo prioritário de faixa etária, sendo 51 doses para pessoas de 80 anos ou mais; 47 doses entre pessoas de 75 a 79 anos; 49 doses em pessoas de 70 a 74 anos; 8 doses em pessoas de 65 a 69 anos; e uma dose para pessoas de 45 a 49 anos.

Influenza e meningite C

Além da Covid-19, está acontecendo a campanha de vacinação contra a Influenza. Conforme o cronograma da Secretaria de Saúde (SES-MG), a vacinação contra a Influenza vai até o dia 31 de maio. Até o momento, foram aplicadas 472.685 doses em Minas Gerais. 

Os grupos incluídos são crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e profissionais das Forças de Segurança de Salvamento e das Forças Armadas.

Já a imunização contra a meningite C termina neste domingo, 30 de abril. Além do público regular (crianças de 3 a 5 meses de idade e de 12 meses), a Secretaria ampliou a campanha para pessoas de 16 anos ou mais não vacinadas. As informações de cobertura vacinal referente aos primeiros meses de 2023 estão em processamento.