SANEAMENTO BÁSICO - Minas Gerais é destaque em ranking

SANEAMENTO BÁSICO - Minas Gerais é  destaque em ranking


O saneamento básico engloba um conjunto de serviços, como distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos, entre outros, garantindo uma melhor qualidade de vida para a população. E o estado de Minas Gerais está entre os quatro estados do país com melhor desempenho de saneamento de 2022. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no dia 16 de junho.

Conforme divulgado, o estado ocupa a terceira posição com 92,3% dos imóveis urbanos ligados à rede de esgoto no ano anterior. São Paulo ocupa o primeiro lugar (96,4%), seguido pelo Distrito Federal (94,1%).

O saneamento básico proporciona benefícios sociais, econômicos e melhores condições de saúde para as pessoas. Além disso, a destinação adequada do esgoto tratado evita a propagação de doenças de veiculação hídrica e fomenta o crescimento socioeconômico da região ao melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Cerca de outros 640 municípios mineiros recebem os trabalhos da Copasa, que vem investindo recursos financeiros desde 2020 com o objetivo de universalizar o tratamento no estado.

A Prefeitura de Itatiaiuçu tem aprimorado o saneamento básico da cidade, através do ingresso no Consórcio Regional de Saneamento Básico (CONSANE), aprovado em abril de 2023, que trabalha nas atividades de saneamento e meio ambiente. Além disso, o município também está investindo no projeto de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em andamento desde 2018. Essas ações reduzem os impactos ambientais ao garantir que os resíduos retornem à natureza sem contaminar os solos, proporcionando melhorias na área da saúde.