Posto do Sine já atendeu 1.301 pessoas em 2023

Itatiaiuçu teve aumento de 30% no número de empregados em um ano

Posto do Sine já atendeu 1.301 pessoas em 2023
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG


O mês de maio é marcado pelo Dia do Trabalhador, data celebrada no dia 1° desde o final do século XIX, quando movimentos trabalhistas surgiram nos Estados Unidos, reivindicando melhorias nas condições de trabalho nas fábricas.

Em Itatiaiuçu, cerca de 4.521 pessoas do município celebraram a data com a Carteira de Trabalho assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de março de 2023.

No mesmo período em 2022, o CAGED registrou 3.454 vagas preenchidas. O que demonstra que houve um aumento de 30% na quantidade de empregados do município em um intervalo de um ano.

Além das vagas preenchidas, o município se destaca pela quantidade de pessoas que buscaram o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em busca de oportunidades de trabalho e requerimento de documentos. De acordo com o Sine de Itatiaiuçu, no primeiro trimestre de 2023, foram realizados 1.301 atendimentos.

Desses dados, 288 trabalhadores foram em busca do encaminhamento do seguro-desemprego, sendo 121 em janeiro, 72 em fevereiro e 95 em março. Outros 347 trabalhadores foram em razão da Carteira de Trabalho Digital, visto que a versão física não é impressa desde 2019 e os pedidos de orientação são frequentes. Dessas solicitações, 236 foram feitas em janeiro, 18 em fevereiro e 93 em março. 

Além disso, um outro serviço realizado pelo Sine é o encaminhamento para vagas ofertadas no município. De acordo com os dados, 666 cidadãos buscaram o serviço, sendo 309 em janeiro, 146 em fevereiro e 211 em março. Os números mostram a importância da Secretaria para o município, que tem auxiliado diversas pessoas diariamente.

Em âmbito estadual, o Sine, presente em 133 postos em 120 municípios, coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), realizou exatos 282.007 atendimentos. Caso a média se mantenha, serão mais de 100 mil atendidos neste ano. No ano de 2022, a Sedese teve o marco de 1.011.748 atendimentos realizados.

Esses dados mostram a importância do serviço oferecido pelo Governo de Minas, que promove a empregabilidade a partir da captação e oferta de oportunidades. De acordo com a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte) da Sedese-MG, Amanda Carvalho, “a diferença entre as vagas disponibilizadas e os empregos efetivamente gerados se deve ao desafio no alinhamento entre oferta e demanda, ou seja, atender as exigências em termos de experiência e qualificação pelos empregadores. Desta forma, é preciso cada vez mais qualificar a mão de obra a fim de minimizar esta diferença”.

Diariamente, o órgão divulga as suas vagas de trabalhos para a população. No município, conforme o Painel de Informações interno sobre o Sine, atualizado no dia 9 de maio, são 24 vagas disponíveis, sendo 3 destinadas às pessoas com deficiência (PcDs). As vagas são para topógrafo (2); eletricista de manutenção eletroeletrônica (2); motorista de caminhão (4); servente de obras (3); apontador de mão de obra (1); auxiliar em alimentação (1); borracheiro (1); operador de caixa (1); vigia (1); sinaleiro (1); mineiro (2); assistente administrativo (1); auxiliar geral de conservação de vias permanentes (1); mecânico (1); operador de escavadeira (1); e técnico de laboratório industrial (1). Todas as vagas de emprego estão disponíveis no Portal Emprega Brasil, sistema do governo disponível em https://empregabrasil.mte.gov.br/. Interessados também podem se cadastrar no aplicativo Sine Fácil, disponível para os aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.