Município marca presença em Conferência de Saúde

Evento definiu propostas e estratégias para aprimorar o sistema público, incluindo o fortalecimento dos conselhos municipais

Município marca presença em Conferência de Saúde
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu


Na última semana de maio, aconteceu em Belo Horizonte a 10ª Conferência Estadual de Saúde - Conselheiro Paulo Roberto Venâncio de Carvalho. Essa é uma das etapas para a Conferência Nacional, que será em julho, e objetiva definir propostas e estratégias da política de saúde em nível federal. 

O encontro, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), acontece a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo social para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, mais de 439 municípios participaram, inclusive Itatiaiuçu, que elegeu alguns dos profissionais de saúde para representar o município durante os três dias de evento.

Conforme a programação, foram quatro eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã será outro dia para todas as pessoas”. Dentre as discussões e propostas, destacam-se medidas relacionadas à participação dos conselhos municipais de saúde na contratação de terceirizadas, consultorias, contratos e convênios para garantir a transparência e o controle das ações da administração pública. O fortalecimento e ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e financiamento do transporte das equipes de saúde da família também foi uma das propostas levantadas no encontro. 

Além disso, foi proposta a capacitação itinerante dos profissionais e a criação de conselhos regionais de saúde para descentralizar as atividades e fortalecer a comunicação social, que atuarão em conjunto com os conselhos municipais.