Minas Gerais registrou 4.773 casos de tuberculose em 2022

Na última semana, a Secretaria de Saúde lançou plano de enfrentamento da doença

Minas Gerais registrou 4.773 casos de tuberculose em 2022
Fábio Marchetto / SES-MG


Na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou a segunda etapa do Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública - estratégias para 2023-2026.

O documento visa estabelecer metas e melhorar os indicadores de controle da doença no estado. O lançamento aconteceu durante o V Workshop para o Controle da Tuberculose em Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte.

Somente em 2022, o estado registrou 4.773 casos da doença. Os três municípios com maior número de casos foram em Belo Horizonte, com 669 casos, Juiz de Fora, com 249 casos, e Uberlândia, com 176 casos. Ainda conforme os dados apresentados, o coeficiente de incidência de tuberculose foi de 19 casos a cada 100 mil habitantes.

O plano foi elaborado conforme diretrizes do plano nacional, do Ministério da Saúde, e considerando o cenário estadual. “O plano foi amplamente discutido com todas as Unidades Regionais de Saúde e municípios para definição das ações e indicadores de monitoramento. Esses indicadores serão utilizados pelo Estado para avaliar a implementação das ações do plano. Outros indicadores podem ser selecionados pelos territórios, considerando a realidade local”, pontua a coordenadora de Tuberculose da SES-MG, Maíra Veloso.

Ainda de acordo com a coordenadora, a prioridade do governo é ampliar a detecção dos casos de tuberculose, estabelecer estratégias de adesão capazes de ampliar o número de pessoas curadas e evitar o abandono do tratamento.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A transmissão pode ocorrer pela via respiratória, através de tosse, espirro ou fala. Além da tosse, o infectado pode ter febre, suor noturno e emagrecimento.