Itatiaiuçu registra 97 casos confirmados de dengue

Governo de Minas decreta situação de emergência no estado. Município realizou mutirão de limpeza em todo os bairros para prevenir focos do Aedes aegypti

Itatiaiuçu registra 97 casos confirmados de dengue
Foto: Painel SES/MG

Em um intervalo de apenas 15 dias, Itatiaiuçu registrou 97 casos confirmados de dengue. Até o dia 18 de janeiro, o município não tinha nenhum caso da doença registrado. Não há nenhum óbito em investigação e nem confirmado e não há casos de chikungunya e zika vírus no município.

Esses números seguem a tendência estadual, na qual já foram registrados 64.724 casos prováveis de dengue, com 23.389 casos confirmados, 35 óbitos em investigação e 1 óbito confirmado. Também já foram confirmados 6.206 casos de chikungunya e 1 óbito e 1 caso confirmado de zika vírus. 

Em razão do avanço de casos em 2024, o Governo de Minas decretou situação de emergência em saúde pública na última semana. No caso específico da dengue, há predominância de infecções pelo sorotipo 1, mas já há também detecção de casos do sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil há mais de 15 anos.

“Os indícios demonstram um crescimento precoce e a previsão é de que até março devemos ter o pico de casos no estado. O que de fato sabemos é que teremos um ano difícil no estado de Minas Gerais”, declarou o secretário de Saúde Fábio Baccheretti.

O secretário explicou que a dengue tem relação com o período chuvoso e com o calor e, em setembro e outubro de 2023, houve recordes de altas temperaturas. “Dessa maneira, a curva pode mudar um pouco. Por isso, a importância de reforçar os cuidados coletivos e individuais para evitar os criadouros de mosquitos”, ressaltou.

A publicação autoriza o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a tomar medidas administrativas para conter casos de arboviroses, incluindo a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial.

Entre as medidas, o Estado instalou o Centro de Operações de Emergência de Arboviroses, coordenado pela Secretaria de Saúde, para monitoramento e gestão da situação de emergência.

Em Itatiaiuçu, o Executivo decretou, conforme publicado, Situação de Emergência em Saúde Pública, autorizando a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias ao enfrentamento do cenário epidemiológico. Nas duas últimas semanas, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão de limpeza em todo o município com o objetivo de combater os focos de Aedes aegypti. 

Itatiaiuçu não é contemplada com vacina

Em um primeiro momento, o município não será contemplado com a vacina da dengue. Ao todo, 521 municípios foram selecionados para iniciar a imunização no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro.

As regiões selecionadas são formadas por municípios de grande porte com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados, incluindo Minas Gerais, e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos. 

De acordo com o Ministério da Saúde, serão vacinados crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

As cidades mineiras que irão receber a vacina são: Antônio Dias, Belo Horizonte, Belo Vale, Caeté, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Jaboticatubas, Jaguaraçu, Marliéria, Moeda, Nova Lima, Nova União, Pingo-d’Água, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Santa Maria de Itabira, Taquaraçu de Minas e Timóteo.