HISTÓRIAS DA MINERAÇÃO - Comunidade visita Mineração Usiminas hoje
Projeto permite que visitantes conheçam de perto os processos de extração do minério de ferro de maneira educativa e interativa
Hoje, sábado, 27 de setembro, a comunidade de Itatiaiuçu e região tem um encontro marcado com mais uma edição do programa Histórias da Mineração, realizado pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais.
O programa é voltado para a comunidade, escolas e instituições, permitindo que os visitantes conheçam de perto os processos de extração do minério de ferro de maneira educativa e interativa. Essas visitas são realizadas com frequência pela empresa e interessados podem manifestar interesse para participar das próximas edições pelo telefone (WhatsApp): (31) 99966-1169.
A visita segue o mesmo formato das edições anteriores: roteiro guiado pela atriz Raquel Vieira, com visitas a diferentes pontos, destacando as características do minério de ferro e valorizando o patrimônio natural e cultural de Minas Gerais. O passeio começa pelo Centro de Controle Integrado, localizado na Instalação de Tratamento de Minério (ITM) Samambaia, em Itatiaiuçu. Em seguida, os visitantes se dirigem ao Mirante Ingá, e para encerrar, participam de uma oficina de pintura ministrada pela artista plástica Rosane Dias, que utiliza tintas sustentáveis feitas a partir de amostras minerais.
Aprendizado
Além de ser uma oportunidade de conhecer de perto o trabalho da minerária, tendo um momento de lazer e descontração, a visita é uma oportunidade de adquirir diversos conhecimentos sobre o processo minerário, empresarial e ambiental.
Conforme divulgado pela empresa, uma das cinco edições realizadas neste ano extrapolou as dependências da Mineração e se transformou em tema de trabalho escolar. Estudantes de turmas do 1º e 2º ano do ensino médico do Sesi de Itaúna levaram para a comunidade a experiência vivida na atividade da mineração e aplicaram nas disciplinas de Ciências e Matemática. O trabalho foi apresentado durante o evento Sesi Verso, com o tema “Mineração e indústria: um olhar integrado das ciências da natureza e matemática sobre usas ações”, através de uma exposição com quadros que foram pintados pelos participantes do Histórias da Mineração. Quem passou por lá ainda pode participar da oficina de pintura com a mesma tinta sustentável feita com terra, utilizada na Mineração Usiminas.




