Calçamento - Romer anuncia início de obras na estrada do Córrego do Soldado
Município também instalou duas lixeiras na entrada da comunidade, na MG-431, e pede que a população não descarte lixo de forma irregular no local

A administração municipal anunciou, na última semana, o início das obras na estrada que dá acesso à comunidade rural do Córrego do Soldado. A Prefeitura irá asfaltar o trecho da estrada que está localizado dentro da área de Itatiaiuçu, totalizando 2.500 km de pista de terra batida.
O anúncio foi feito em encontro realizado com vereador Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado, e compartilhado nas redes sociais do prefeito Romer Soares. A iniciativa é uma promessa de campanha eleitoral, apresentada a apoiadores e moradores de Itatiaiuçu que têm casa no trecho da estrada durante as eleições de 2024.
Durante sua fala, Romer destacou que essa foi uma das primeiras obras prometidas que serão iniciadas, com expectativa de duração de três meses. “Conseguimos organizar os nossos 2.500 km de terra, aonde chegou asfalto, aonde chegou calçamento, aonde chegou dignidade para a população”, destacou Romer. O trecho da estrada sem pavimentação causa muitos problemas, principalmente para os produtores rurais da região, muitos de Itatiaiuçu, para o escoamento de suas produções diárias de legumes e verduras e principalmente de leite.
Descarte irregular
Durante a semana, o prefeito Romer e a vice-prefeita Adriana precisaram ir até as redes sociais fazer um apelo à população em relação ao descarte irregular de lixo na região do Córrego do Soldado, no início da estrada, na MG-431, na Comunidade dos Chaves.
O descarte de lixo e entulho, como móveis velhos, lixo de saúde e outros tipos de resíduos sólidos e esgotos e semelhantes, constitui crime ambiental. A Lei Federal 9.605/98 prevê a infração, mas muitas pessoas não respeitam a legislação e cometem o descarte irregular em diferentes regiões da cidade. Esse tipo de ação, além de causar um impacto visual negativo, tem graves consequências para o meio ambiente e para a saúde pública.
Conforme denunciado pela administração, mesmo após a limpeza na entrada do Córrego, realizada no início da semana, com a instalação de duas caçambas para o descarte adequado, a população continua depositando o lixo fora dos recipientes. “Essa atitude demonstra um descaso inaceitável com o nosso município e com os esforços da administração para manter a cidade limpa e organizada”, destacaram em nota.
Em vídeo, eles afirmaram que haverá punição para quem não cumprir com a legislação ambiental. A administração irá instalar câmeras por toda a região e casos semelhantes serão penalizados através da identificação dos responsáveis.