COVID-19: VACINA BIVALENTE

Mais de 4,5 milhões de doses aplicadas

COVID-19: VACINA BIVALENTE
Foto: Rafael Mendes/Agência Brasil

Mais de 4,5 milhões de brasileiros já tomaram a vacina bivalente contra a Covid-19. É o que mostra os dados disponíveis no LocalizaSUS, com informações encaminhadas por estados e municípios desde o dia 27 de fevereiro. Minas Gerais já recebeu o total de 2.180.094 doses, e, até o dia 15 de março, haviam sido aplicadas 220.353 imunizantes.

A nova vacina está sendo aplicada em pessoas com mais de 70 anos de idade, imunocomprometidas, que trabalham ou estejam abrigadas em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Para receber a dose, é necessário ter completado o esquema vacinal primário e respeitar o prazo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida.

Atualmente em Itatiaiuçu, segundo divulgação da prefeitura, a vacina está sendo aplicada nos postos de saúde para o mesmo público, sem necessidade de agendamento. Porém, na plataforma os dados referentes ao início da aplicação no município ainda não foram atualizados. 

Ampliação do público

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) orienta que os municípios avancem para as próximas fases da imunização com a bivalente. Assim os municípios que possuírem as vacinas podem aplicar aos grupos prioritários que não estão contemplados na fase 1. A medida evita que, diante da abertura de frasco multidose, ocorra o desperdício de doses.

Com a nova recomendação, pode se vacinar também o grupo das próximas fases, que incluem pessoas de 60 a 69 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade (a partir de 18 anos); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade.