Mutirão de limpeza em todo o município

Itatiaiuçu segue de fora dos 3.983 casos confirmados em 2024 em Minas Gerais. Ministério da Saúde aponta “potencial epidêmico” no estado

Mutirão de limpeza  em todo o município
Foto: Divulgação CES


Na próxima semana, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vai realizar um mutirão de limpeza para a prevenção e o combate da dengue, zika vírus e chikungunya.

Conforme programação divulgada, a limpeza começa na segunda-feira, dia 22 de janeiro, no Bairro São Francisco, das 8h às 15h. Na terça-feira, dia 23, a ação será realizada no Parque do Lago; no dia 24, no Robert Kennedy; no dia 25, no Centro e no Castelo Branco; no dia 26, no Bairro Pio XII; no dia 29, em Santa Terezinha; e, por último, no dia 30 de janeiro, em Pinheiros. A limpeza ocorrerá sempre das 8 às 15 horas.

Além dessas ações, é muito importante manter alguns cuidados básicos, como evitar água parada e manter a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, além do uso de repelentes para evitar a picada do mosquito.

Esses cuidados são necessários para evitar que 2024 seja um ano com alto número de casos. Segundo projeção do Ministério da Saúde, Minas Gerais tem “potencial epidêmico” de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 

O aumento de casos pode acontecer devido a chegada do período chuvoso e das temperaturas elevadas, período em que a doença se prolifera significativamente. 

Quadro preocupante

Nas primeiras semanas do ano, conforme dados atualizados até o dia 18, o estado já registrou 3.983 casos confirmados de dengue. Até o momento, não há óbitos confirmados, porém há 3 em investigação. Além disso, o estado tem 1.223 casos positivos de Chikungunya e 1 óbito confirmado, além de 52 casos confirmados do vírus Zika. Itatiaiuçu não registrou nenhum caso, mas, de acordo com a tabela da SES, há um caso em investigação.

Em 2023, Minas Gerais registrou o segundo maior número de mortes por dengue dos últimos 10 anos e o estado com o segundo maior número de óbitos. Foram 197 óbitos, ficando atrás apenas do ano de 2016, quando foram contabilizadas 281 mortes.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, em todo o Brasil, Minas fica atrás somente do estado de São Paulo, que notificou 275 mortes até o final de novembro de 2023.

Conforme divulgado na última semana, a vacina contra a doença, a Qdenga, será disponibilizada no SUS. O Ministério da Saúde informou que irá priorizar a faixa etária de 6 a 16 anos na aplicação da vacina. Serão adquiridas 5,2 milhões de doses para a vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses.

A definição sobre qual público-alvo, bem como as localidades prioritárias, será feita em conjunto com estados e municípios, em reunião marcada para última quinta-feira deste mês.