Comissão estuda regulamentação de visitação

Comissão estuda regulamentação de visitação
Foto: Divulgação Câmara de Itatiaiuçu


As discussões acerca da regulamentação de visitação no Pico da Pedra Grande, localizado entre os municípios de Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme (Serra Azul), continuam. Conforme divulgado pela Câmara, no dia 3 de outubro, os vereadores se reuniram, pela primeira vez, com a Comissão de estudo de viabilidade de regulamentação de visitação no monumento natural. 

O objetivo da reunião foi debater a forma mais segura e sustentável de promover a visitação à Pedra Grande, tendo em vista a sua importância cultural e ecológica para o município. 

Essa comissão, regulamentada pela Portaria n° 4894, de 27 de setembro deste ano, é composta por representantes do Poder Executivo, Legislativo, Mineração Usiminas e a representantes da comunidade de Vieiras. A portaria determina que a comissão é composta pela Procuradoria-Geral (Roberto Gabriel Alves); Secretaria de Meio Ambiente (Ana Flávia da Silva); os vereadores Adriana Camargos e Moisés da Cunha; os representantes da Mineração, Marina da Mota e Rafael Tavares; e os representantes da comunidade, José Roberto e José Magalhães. 

O debate acerca do acesso à Pedra Grande tem movimentado a região há meses e, no final de agosto, a Mineração Usiminas assinou um Termo de Intenções sobre o Programa de Visitas à Pedra Grande com a Prefeitura de Igarapé, após o município vizinho decretar a ampliação provisória do tombamento do Pico.

Assim, a reunião com os representantes da Comissão é mais um passo que os órgãos públicos e a Mineração têm dado para a efetivação de um plano que considere os interesses de preservação ambiental do Pico, que é Patrimônio Cultural Tombado em Itatiaiuçu e Igarapé e considerado um dos cartões postais da região.