CIDADES DA RMBH - Liberação de veículos passa a ser 100% digital

Itatiaiuçu fica de fora da primeira etapa do sistema, que já inclui 18 municípios. Expectativa é de expansão gradual

CIDADES DA RMBH - Liberação de veículos passa a ser 100% digital
Foto: Arquivo/ Ilustrativa

Moradores de 18 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já podem emitir o Alvará de Liberação de Veículos de forma totalmente digital. A iniciativa faz parte do processo de modernização dos serviços de trânsito em Minas Gerais. Itatiaiuçu, no entanto, ainda não está contemplada nesta primeira etapa do serviço.

De acordo com as informações divulgadas, a medida elimina a necessidade de comparecimento presencial para a liberação de veículos apreendidos por motivos administrativos, criminais ou judiciais, tornando o procedimento mais rápido e acessível para a população.

Os municípios que já contam com o atendimento digital são: Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Brumadinho, Mário Campos, Sarzedo, Ibirité, Juatuba, Mateus Leme, Itaguara, Bonfim, Crucilândia, Piedade dos Gerais, Rio Manso, Igarapé, Florestal e São Joaquim de Bicas. A expectativa é que o serviço seja ampliado gradualmente para outras cidades do estado, incluindo Itatiaiuçu.

Nos municípios onde o serviço já está disponível, o acesso é feito pelo site Trânsito MG. O cidadão deve selecionar o menu “Liberar veículo apreendido” e, em seguida, a opção “Regularizar veículo levado para o pátio”. Para solicitar o Alvará, é necessário realizar login com a conta GOV.BR e informar a placa do veículo, quando o solicitante for o proprietário, ou o número do chassi, nos casos de despachantes ou representantes legais.

Após indicar o motivo da apreensão, o usuário conclui o pré-cadastro e anexa a documentação exigida. Com a conferência e aprovação pelo Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), o Alvará é emitido de forma digital, autorizando a retirada do veículo no pátio sem a necessidade de atendimento presencial.