CIS-URG Oeste e Ministério da Saúde firmam convênio

Parceria quer fomentar em nível nacional o estudo, desenvolvimento e implementação de práticas já realizadas pelo consórcio na região

CIS-URG Oeste e Ministério da Saúde firmam convênio


O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) e o Ministério da Saúde firmaram um convênio para o fomentar o estudo, desenvolvimento e implementação de práticas inovadoras já realizadas diariamente pelo CIS-URG Oeste para que sejam incorporadas no SAMU em nível nacional. 

A assinatura da parceria, realizada pelo prefeito de Itaguara e Presidente do CIS-URG Oeste, Donizete Chumbinho, o Secretário Executivo, José Marcio Zanardi, o Coordenador de Frotas, Arthur Medeiros, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi oficializada no dia 4 de janeiro, em Belo Horizonte.

Conforme divulgado, a parceria é de interesse do governo federal de reformular e inovar as estratégias e políticas nacionais das urgências e emergências em todo o país.

Conforme divulgado, o convênio de R$3 milhões vale a partir de janeiro e tem duração de um ano. Os recursos serão utilizados no estudo, pesquisas, seminários e na aplicabilidade dos procedimentos na gestão de frotas, processos, administração, uso de tecnologias, medicamentos, ultrassom nas ambulâncias e diversas outras ações cotidianas do CIS-URG Oeste.

Todas as ações foram comprovadas por documentos apresentados ao Ministério e através de recente visita de representantes do Governo Federal à sede do Consórcio, em Divinópolis. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) atende 735 cidades, incluindo Itatiaiuçu, que integra a Micro de Itaúna do Consórcio.

O Coordenador de Frotas do CIS-URG Oeste, Arthur Medeiros, enaltece que a manutenção, conservação e renovação da frota é um trabalho diário e que ambulâncias podem ir além do transporte de pacientes. “Com o uso do aparelho de ultrassom nas ambulâncias, nas Unidades de Suporte Avançado (USA), conseguimos ampliar e qualificar o primeiro atendimento da urgência. Agiliza o diagnóstico e salva vidas. Será um ganho enorme para o atendimento do SAMU em todo o Brasil”.

Já para José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, o desafio é grande, mas gratificante. “As inovações nos responsabilizam, inclusive financeiramente. A partir desse convênio, acreditamos ainda mais que vamos contribuir para expandi-las Brasil afora, como o SUS, que hoje está no plano ideal do atendimento integral à população. Zelamos pela qualidade, rapidez e abrangência, fazendo bom uso do dinheiro público, ao mesmo tempo em que o trabalho é impactante na vida das pessoas”, completa.

O Presidente do Consórcio, Donizete Chumbinho, ressalta a importância da parceria. “Demonstra o excelente trabalho realizado pelo CIS-URG Oeste. Mais que isso, valoriza todos os profissionais, conselheiros e colaboradores que fazem parte destes quase 10 anos do Consórcio. Parabéns à nossa direção, que é exemplo de capacidade e competência. A oportunidade de contribuir para a expansão da política de urgência e emergência é algo muito importante, para os municípios, para Minas Gerais e para todo o Brasil”, realça.