ALFABETIZAÇÃO - Itatiaiuçu recebe selo ouro por boas práticas em alfabetização
Selo Nacional reconhece ações que asseguram o direito à alfabetização. Entrega ocorreu nesta segunda-feira, 10, com presença do presidente da República e do ministro da Educação, além de autoridades e representantes dos municípios e estados
Na manhã da última segunda-feira, 10 de fevereiro, Itatiaiuçu recebeu o Selo Nacional de Ouro do Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2024.
A cerimônia realizada em Brasília contou com a presença da vice-prefeita, Adriana Camargos, e da Secretária de Educação, Márcia Anjos, que, em vídeo nas redes sociais oficiais da administração, aproveitaram o momento para parabenizar toda a rede de educação do município e celebrar o reconhecimento.
A cerimônia também contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana, além de outras autoridades, como governadores, prefeitos, secretários de educação, professores, pedagogos e articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). Porém, conforme divulgado pelo MEC, os grandes destaques foram as crianças, que foram representadas por Murilo Silva, de 7 anos, aluno da da comunidade quilombola São Francisco do Paraguaçu, no município baiano de Cachoeira. Coube a Murilo entregar uma mensagem ao presidente em nome de todos os estudantes: “Aprender a ler e escrever é o passo que nos faz crescer”.
No total, 2.592 municípios foram certificados com Selo Ouro; nove estados e 1.062 municípios alcançaram o Selo Prata; e três estados e 533 municípios receberam o Selo Bronze. O selo foi lançado em setembro do ano passado e integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do MEC.
Sobre o selo
O selo busca reconhecer os esforços e as iniciativas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.
“Quando assumimos, em 2023, apenas 36% das crianças brasileiras estavam sabendo ler e escrever na idade certa. Isso compromete todos os anos escolares, aumenta a reprovação e o abandono. O MEC não está nos municípios e estados, mas tem o papel de coordenar e de induzir a política pública na ponta, nos estados e municípios. Em um ano, chegamos a 56%. A gente não pode deixar ninguém para trás”, destacou o ministro Camilo Santana.
Entre os itens avaliados, estão a institucionalização e implementação da política de alfabetização; ações de formação de professores e gestores; e distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização
O selo será entregue anualmente e essa é a primeira fase do reconhecimento de boas práticas de estados e municípios. Neste ano, após os resultados do ano letivo de 2024 serem sistematizados e divulgados, o MEC realizará uma segunda premiação, focada no reconhecimento de quem cumpriu as metas definidas para o CNCA, expressas no percentual de crianças alfabetizadas.