Tribunal de Contas visita escolas mineiras

Ação visitou 34 instituições em 20 cidades para verificar a aplicação dos recursos públicos na manutenção e desenvolvimento do ensino

Tribunal de Contas visita escolas mineiras
Foto: Felipe Jácome/TCE


Cerca de 34 escolas públicas do Estado receberam a visita dos técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), entre os dias 24 e 26 de abril, para a ação do projeto Fiscalização Ordenada Nacional.

O projeto objetiva verificar como está sendo a alocação dos recursos públicos na manutenção e desenvolvimento do ensino. De acordo com o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, o ambiente escolar requer uma “estrutura adequada, com salas de aula de bom nível, banheiros em boas condições de uso, quadras esportivas e bibliotecas estruturadas”.

Conforme divulgado pelo TCE, os técnicos estão avaliando questões como segurança dos prédios, incluindo alarmes, combate a incêndios e botão do pânico; estrutura; materiais básicos; higiene; e acessibilidade.

A ação foi realizada em outros estados e o objetivo, segundo o conselheiro Cláudio Terrão, é fazer uma análise no Brasil inteiro. “Identificar os principais problemas encontrados para que diretores e gestores públicos possam desenvolver um plano de ação para a melhoria das condições de educação. Avançando na estrutura da escola, fazendo com que os alunos tenham acesso a uma escola acolhedora, com água potável, papel higiênico nos banheiros, segurança patrimonial, condições pedagógicas adequadas, faz com que a melhoria do ensino seja obtida”, ressalta.

Com os dados coletados, será produzido um relatório nacional, que será divulgado em breve.