Tratamento contra a dependência de nicotina

Tratamento contra a dependência de nicotina
Foto: Imagem Ilustrativa/Freepik


Na última terça-feira, 13, o Ministério da Saúde anunciou que criou um Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no Sistema Único de Saúde (SUS), que passa a oferecer tratamento para o tabagismo e dependência da nicotina. A medida tem como objetivo reduzir a prevalência de usuários no país e articular a rede de tratamento do tabagismo na saúde pública. 

O uso do tabaco gera diversas doenças crônicas, como problemas no coração, câncer, pressão alta, tuberculose, entre outras. Cerca de 443 pessoas morrem por causa do tabagismo por dia, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Somente em 2021, conforme dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), mais de 100 mil pessoas procuraram tratamento no SUS para deixar de fumar.

Conforme divulgado, caberá às secretarias Estaduais e Municipais implementar o programa em suas áreas de atuação e a coordenação nacional será do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O programa deverá atuar em cuidado integral, que inclui prevenção e promoção da saúde; educação, com qualificação de profissionais e fomento de ações educativas; e vigilância, voltado para ações de monitoramento de consumo de tabaco e seus derivados.