BEM-ESTAR ANIMAL - Campanha insere microchips em 28 animais
Iniciativa promove o registro de cães e gatos e de seus cuidadores, garantindo segurança e controle populacional. Secretaria realizará novas campanhas de microchipagem

No dia 28 de fevereiro, a administração municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e de Saúde, realizou uma campanha de microchipagem de pets, que promove o registro de cães e gatos e de seus cuidadores, sejam eles tutores (pessoa física) ou instituições de proteção animal.
Conforme divulgado pela Secretaria, a ação envolveu 28 animais, que receberam o microchip. O microchip é do tamanho de um grão de arroz e é implantado sob a pele do animal. O material contém um código único, que pode ser lido por um scanner, vinculado a um banco de dados com as informações do tutor.
A microchipagem facilita a localização de animais perdidos, evita disputas de posse em caso de perda ou roubo, contribui para o controle populacional e bem-estar animal, sendo um método seguro e permanente e essencial para atender às demandas de saúde e bem-estar animal no município.
Ainda de acordo com a Secretaria, futuramente serão realizadas outras ações de microchipagem de animais, contemplando aqueles que não tiveram a oportunidade de levar o seu animal na campanha da última semana.
Frequentemente, a administração realiza campanhas de adoção e castração de animais. A Secretaria de Meio Ambiente, através do número (31) 97213-4084, administra um canal de comunicação voltado para o bem-estar animal da cidade. Através do número, a população pode obter informações sobre campanhas de castração, receber denúncias de maus tratos e abandonos e acessar demais serviços voltados para o cuidado animal.