TODAS AS SEGUNDAS - Mutirão para emissão de Carteira de Identidade

Senhas são distribuídas às 9h, com a limitação de 45 documentos por semana

TODAS AS SEGUNDAS - Mutirão para emissão de Carteira de Identidade
Foto: Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul/Divulgação Agência Brasil


Para quem quiser fazer a Carteira de Identidade, a Prefeitura, em conjunto com a Polícia Civil, está realizando a emissão do documento, sendo limitado a 45 vias por semana. Conforme divulgado, o órgão abre o cadastro para a distribuição de senhas todas as segundas-feiras, às 9h, na Delegacia de Polícia Civil, que fica na Rua José Gonçalves Resende (Rua dos Correios).

Para solicitar, é necessário portar a Certidão de Nascimento ou de Casamento (com averbação conforme estado civil atual), e CPF ou número do PIS caso o cidadão queira incluir os números. Os menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável legal, portando documentos de identificação original.

Mudanças

Em breve, o governo federal terá outro modelo da Carteira Nacional de Identidade, com o objetivo de tornar o registro mais inclusivo e representativo. Conforme divulgado pelo Ministério de Gestão e Inovação, o novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. Ou seja, será adotado o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão e sem o campo referente ao sexo.

Essa mudança deve ser publicada no Diário Oficial da União, no fim de junho, quando passarão a valer de modo imediato.

A nova carteira de identidade está gradualmente substituindo o Registro Nacional (RG), onde o CPF é o único número de identificação válido em todo o Brasil, além de um QRCode, que permitirá a verificação de sua autenticidade do documento e auxiliar em casos de roubo. O novo documento também tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o chamado MRZ. Assim, pode ser utilizada como documento de viagem. Os estados têm até 6 de novembro para passar a emitir o novo documento.