SOLIDARIEDADE - Município vai incentivar a doação de cabelos

SOLIDARIEDADE - Município vai incentivar a doação de cabelos


Os vereadores aprovaram em 1° turno, na última reunião ordinária, realizada no dia 9 de agosto, o Projeto de Lei n° 32/2023, que prevê a doação de cabelos. A lei tem como objetivo sensibilizar e incentivar a doação de cabelo em prol das pessoas em tratamento de câncer e doenças raras.

Como explica o texto da lei, ao enfrentar o tratamento contra essas doenças, culminando na queda de cabelo, é natural que, principalmente as mulheres, sintam-se desanimadas e com a autoestima abalada. A proposta é uma forma de mudar esse cenário e resgatar a autoestima das pessoas que estão em tratamento.

A lei prevê a instituição da Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer e Doenças Raras, voltadas para pessoas carentes. A proposta é que seja realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado no dia 27 de novembro.

Os cabelos arrecadados serão destinados à confecção gratuita de perucas, vedada qualquer utilização comercial. O programa poderá ser desenvolvido por entidades representativas, ONGs e demais colaboradores.