SEGURANÇA VIRTUAL - Cartilha dá dicas sobre uso das redes sociais

Atenção com as informações fornecidas, aplicativos instalados e verificação de duas etapas são algumas das orientações

SEGURANÇA VIRTUAL - Cartilha dá dicas sobre uso das redes sociais
© Fernando Frazão/Agência Brasil


Há cada dia que passa, é necessário estar mais atento ao uso seguro da internet e a proteção de dados pessoais. Isso porque, atualmente, a internet é utilizada para diferentes serviços que envolvem transações bancárias, compras on-line, entretenimento, relacionamentos, trabalho, pesquisas, deixando as pessoas mais suscetíveis aos golpes virtuais.

Pensando nisso, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) preparou uma cartilha com orientações para o uso seguro das redes sociais.

O documento foi lançado em celebração ao Dia da Internet Segura, no dia 7 de fevereiro, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e da Safernet Brasil.

A cartilha traz uma reflexão sobre os cuidados que devem ser adotados antes de se publicar um conteúdo e compartilhar informações, além de ser seletiva ao aceitar seguidores devido a maior exposição de seus dados e postagens. Segundo o documento, é importante criar senhas fortes e ativar a verificação de duas etapas nos aplicativos. Além disso, ressalta a atenção que se deve ter ao utilizar as ferramentas que capturam suas informações pessoais. É preciso ler os termos de uso e privacidade e instalar apenas aplicativos seguros.

O documento apresenta também dicas para a proteção de um futuro profissional, abordando questões sobre respeito à privacidade alheia e cuidado com a atividade dentro da rede. “Se o conteúdo for indevido, isso pode gerar consequências, inclusive judiciais”, ressalta o documento.

“As redes sociais se tornaram mais do que um meio de interação e entretenimento. Ao se manifestarem nesses locais, os usuários deixam rastros digitais que ajudam a moldar sua reputação online. O que ela curte ou compartilha diz muito sobre a pessoa. Por isso, o fascículo fornece instruções sobre como evitar prejuízos e se proteger”, destaca a gerente do CERT.br, Cristine Hoepers. 

A cartilha completa está disponível em https://cartilha.cert.br/fasciculos/redes-sociais/fasciculo-redes-sociais.pdf. (Com informações da Agência Brasil)