Segundo saldo positivo do ano
Itatiaiuçu registrou 20 contratações a mais que demissões em agosto
O número de trabalhadores com carteira assinada em Itatiaiuçu está voltando a crescer. Depois de alguns meses de cenário negativo conforme registro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em Itatiaiuçu, com registro de saldo positivo apenas em abril de 2024, o município registrou, em agosto, mais contratações do que demissões.
De acordo com o painel do Caged, o município registrou 238 desligamentos e 258 admissões, ou seja, saldo positivo de +20, subindo o número de trabalhadores ativos para 5.695.
Apesar de, nos últimos meses, o registro de demissões ter sido maior, a cidade já vinha alcançando um cenário estável na geração de empregos. Em julho, o saldo era de -6; em junho, -33. O primeiro semestre deste ano encerrou com saldo negativo de -129, com registro positivo em abril, com saldo de +39.
Construção demite mais
Em conformidade com o que vem sendo registrado nos últimos meses, o setor da Construção é o que mais demite, sendo o único setor com saldo negativo, com 63 contratações e 118 desligamentos (-55).
Em todos os outros setores foi registrado saldo positivo, com destaque para o setor da Indústria, que segue sendo o que mais contrata na cidade, com 109 admissões e 48 desligamentos (+61). Os outros setores são: Agropecuária (+1); Comércio (+6); e Serviços (+7).
Outro dado relevante é em relação à formação dos trabalhadores. Os dados mostram que a maioria dos trabalhadores contratados e demitidos tem Ensino Médio Completo, gerando saldo positivo de +42.
Perfil
Os números mostram que o saldo foi positivo para trabalhadores com Médio Incompleto (+5+ e Fundamental Incompleto (+2). Os outros registraram saldo negativo, sendo: Analfabeto (-1); Fundamental Completo (-12); Superior Incompleto (-3); e Superior Completo (-13).
Em relação ao gênero, os números mostram que mais homens foram contratados e demitidos que mulheres, gerando saldo de -10 para o grupo masculino e +30 para o grupo feminino. Durante os oito meses deste ano, a cidade teve 1.636 homens admitidos e 1.829 homens demitidos, enquanto 490 mulheres foram contratadas e 430 demitidas.