Saúde amplia atendimentos contra a dengue nas UBS

Em um intervalo de 15 dias, Itatiaiuçu teve aumento de 326% nos casos confirmados, com 414 casos e nenhum óbito

Saúde amplia atendimentos contra a dengue nas UBS
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu


Diante do aumento significativo de casos de dengue no município, a Secretaria de Saúde ampliou os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com coleta de exames laboratoriais, soroterapia e outros serviços, e do laboratório da Policlínica Municipal

Conforme divulgado, os postos dos Bairros Robert Kennedy, São Francisco, Pinheiros e Santa Terezinha funcionarão das 7 horas às 19 horas, de segunda à sexta-feira. O laboratório da policlínica funcionará das 7 horas até 00h.

Assim, em caso de qualquer sintoma e necessidade de atendimento, o cidadão deve procurar uma das unidades de saúde. Os sintomas característicos da doença incluem febre alta (acima de 38 ºC) de início repentino, dor de cabeça, dor muscular e dor atrás dos olhos. Em casos mais graves, pode causar sangramento da mucosa e aparecimento de manchas vermelhas na pele.

Aumento de 326%

Em um intervalo de apenas 15 dias, o número de casos confirmados de dengue em Itatiaiuçu aumentou cerca de 326%. Até o dia 15 de janeiro, não havia nenhum caso confirmado para a doença. Entre os dias 15 de janeiro e 4 de fevereiro, a cidade havia confirmado 97 casos. E, conforme última atualização do Painel da Secretaria de Saúde (SES/MG), já são 414 casos confirmados. Não há nenhum óbito em investigação e nem confirmado e não há casos de Chikungunya e Zika vírus no município.

Em todo o estado, já são 93.059 casos confirmados, 268.903 casos prováveis, 122 óbitos em investigação e 36 confirmados.

Ainda foram confirmados 19.256 casos de Chikungunya, 29.864 prováveis, 20 óbitos em investigação e 5 confirmados. Há apenas 6 caso de Zika vírus confirmado e outros 54 prováveis.

Cuidados necessários

A Secretaria de Saúde alerta a importância da colaboração de toda a sociedade. Através de cuidados básicos, é possível impedir a reprodução do inseto, eliminando seus criadouros, como não deixar água parada, manter as lixeiras fechadas e protegidas da chuva e manter a higienização de potes para evitar o acúmulo de água.  

Compra de testes rápidos

Em razão do aumento de casos, a Prefeitura de Itatiaiuçu vai realizar a compra de testes rápidos para a detecção de casos de dengue e Chikungunya. Conforme edital divulgado, serão adquiridos 2.000 unidades de testes de dengue e 60 unidades de Chikungunya.