Samu 192 alcança cobertura de 85% de Minas Gerais

Samu 192 alcança cobertura de 85% de Minas Gerais
Foto: Reprodução CIS-URG


Conforme levantamento divulgado pelo Governo de Minas, 85% dos municípios mineiros já tem a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), o que equivale a 735 cidades beneficiadas, incluindo Itatiaiuçu, que integra a Micro de Itaúna do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste). Na CIS-URG Oeste, o índice de implantação é de 98,4%, com 41 ambulâncias e 65 municípios integrantes.

O objetivo é que até 2023 todas as regiões do estado se beneficiem das operações do Samu, fortalecendo ainda mais a rede de atendimento emergencial. O serviço atua em diversos cenários de urgência, desde questões clínicas, cirúrgicas e traumáticas até situações obstétricas, pediátricas e psiquiátricas. O serviço atende em residências, vias públicas e locais de trabalho, além de fornecer orientações vitais por telefone por meio do número gratuito 192, disponível 24 horas por dia.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, reforça a importância do atendimento pré-hospitalar do serviço. “O Samu é importante, não só pelo atendimento, mas também pela regulação, ou seja, levando o paciente grave ao lugar certo, na hora certa”, afirmou.