REUNIÃO NA CÂMARA - Definição de nomes para as principais obras da cidade

Projetos de lei reconhecem trabalho de ex-prefeitos municipais e outras figuras de destaque no município

REUNIÃO NA CÂMARA - Definição de nomes para as principais obras da cidade
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu

Na última reunião ordinária, realizada no dia 27 de novembro, foram lidos cinco projetos de lei que objetivam a definição dos nomes de grandes obras na cidade: o conjunto habitacional, localizado no loteamento Bem Viver; o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET); a ciclovia, localizada às margens da MG-431; a Pista de Caminhada, localizada às margens da Rua Fernão Dias; e, por último, o viaduto público que liga o Centro ao Bairro Pio XII.

Os projetos visam a nomeação dos espaços, que estão com obras em andamento, reconhecendo aqueles que contribuíram para a história do município e preservando sua memória para as futuras gerações.

O Projeto de Lei n°60/2024 denomina Conjunto Habitacional Farid José da Silva, localizado no loteamento Bem Viver. Conforme texto da lei, Farid José da Silva, pai do ex-prefeito Ilson Morais, teve um papel importante na história política da cidade, contribuindo para a emancipação Do município. O projeto do conjunto habitacional garante moradia digna à população em vulnerabilidade social do município. Até o momento, estão sendo construídas 150 casas populares no loteamento.

Outro projeto apresentado é o que dá nome ao prédio do CEFET, que também está em andamento. Conforme determina o Projeto de Lei n° 63/2024, o prédio da escola técnica fica denominado Juventino Rodrigues da Silva, que esteve à frente da administração municipal nos anos de 1993 a 1996 e 2001 a 2004. 

Conforme texto da lei, carinhosamente chamado de “pai dos pobres”, o ex-prefeito Juventino se destacou por ser uma pessoa humilde, generosa e com compromisso com o povo, colaborando com a construção da cidade.

O terceiro projeto apresentado presta uma homenagem à ex-vereadora Rose Vitor Esteves, que faleceu em 2022, após enfrentar uma dura batalha contra o câncer, com coragem e esperança. O Projeto de Lei n° 65/2024 denomina “Ciclovia Rose Vitor Esteves”, localizada às margens da Rodovia Nilo Penido – MG-431. De acordo com o projeto, Rose foi vereadora, voluntária no Instituto Inpar e atuava com o desejo de contribuir para o bem-estar da cidade.

Já a Pista de Caminhada, localizada na Fernão Dias, prestará homenagem ao empresário Dilson Fonseca da Silva, um dos maiores nomes do empresariado na região, proprietário da Minerita, com sede na região da Serra Azul. Dilson era um apaixonado pela cidade e um frequentador assíduo tendo vários amigos, em todas as camadas sociais.

Conforme Projeto de Lei n° 66/2024, Dilson teve uma trajetória de destaque na cidade, sendo reconhecido pela sua simplicidade e disposição para o trabalho, marcando a vida de diversas pessoas da cidade. A homenagem reconhece o seu papel na cidade, contribuindo para o setor econômico da região.