Reunião com atingidos da lista de espera

Reunião com atingidos da lista de espera
Foto: Divulgação Aedas


Os atingidos pelo acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da ArcelorMittal em Itatiaiuçu que estavam na lista de espera participaram, no dia 26 de janeiro, de uma reunião promovida pela Assessoria Técnica Independente (ATI), a Aedas.

A reunião teve o objetivo de explicar para esse público o processo de negociações individuais. Ainda foi tratado na reunião, conforme divulgado pela Assessoria, sobre as indenizações individuais dos atingidos que estavam na lista de espera e que trouxeram dúvidas e questionamentos sobre o que fazer em relação às negativas sobre as indenizações.

Segundo explicado pela Aedas, no início de dezembro de 2023, foi enviado um ofício aos Ministérios Públicos Federal e Estadual relatando a postura da ArcelorMittal nas negociações. O Ministério Público determinou que a empresa tem até o dia 6 de fevereiro para dar uma resposta aos questionamentos. 

Na próxima quinta-feira, dia 8 de fevereiro, completam-se 5 anos do acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração (PAEBM) e, desde então, a Aedas acompanha e assessora as famílias atingidas no processo de reparação justa e integral.