Projeto para mulheres é encerrado com show gratuito

Atividade aconteceu no último sábado, 29, com a participação da cantora Liz Eulalia, mostra de cinema e exposição de artesanato

Projeto para mulheres é  encerrado com show gratuito
Foto: Divulgação Mineração Usiminas/ Zanete Dadaldo

No último sábado, 29, as participantes do Projeto Bordando Memórias encerraram a formação em um grande evento com show musical, mostra de cinema e exposição de artesanato. 

Conforme divulgado pela Mineração Usiminas, patrocinadora da iniciativa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto contou com uma programação gratuita, na Praça Antônio Quirino, para toda a família das participantes e comunidade.

A programação contou com um bate-papo sobre empreendedorismo artístico, com a temática “Entre bordados, Arte e Memórias”, com as facilitadoras e Mestres em Artes Dani Nogueira e Rick Rodrigues, abordando sobre a técnica do bordado como fonte de renda e o seu uso no campo artístico.

Além da palestra, houve a entrega dos certificados para as participantes das oficinas; mostra de cinema, com acessibilidade de libras e legenda; e exposição dos trabalhos produzidos pelas artesãs. Para finalizar as atividades, a população recebeu a cantora de MPB, Liz Eulalia.

O projeto Bordado Memórias beneficiou mais de 40 mulheres das comunidades de Curtume e Vieiras. Além de aprender uma nova fonte de renda, a formação buscou o compartilhamento de histórias por meio da arte, estimulando a autonomia e novas expectativas.

Criado em 2022, a iniciativa é um projeto itinerante e já viajou por algumas cidades brasileiras, como Cachoeiro de Itapemirim, Ibiraçu, Vitória e Vila Velha (ES); Ipatinga e João Monlevade (MG); e Rio de Janeiro (RJ).