Temáticas ambientais nas escolas municipais

Temáticas ambientais nas escolas municipais
Foto: Divulgação Instituto Usiminas


A Mineração Usiminas encerrou, no mês de outubro, o ciclo de apresentações artísticas nas escolas de Itatiaiuçu. Com início em junho, a iniciativa alcançou 4.000 espectadores, em 16 apresentações.

Na última semana, os alunos receberam a visita do Programa Pegadas da Serra e acompanharam a peça lúdica “Os três porquinhos e o lobo-guará”, que se inspira na história original “Os três porquinhos”, só que dessa vez com um lobo bom. A peça foi em homenagem ao Dia do Lobo-Guará, celebrado em outubro.

“Foi espetacular. O projeto nos trouxe muita cultura, teatro e, claro, informação, principalmente acerca do meio ambiente. Isso é muito importante. Acrescentou muito ao nosso dia a dia”, relata Márcia Luiza Moreira, professora e apoio pedagógico da Escola Municipal Arminda Evangelista Ferreira, localizada em Pedras, uma das beneficiadas pela iniciativa. 

Além dessa peça, os alunos receberam mais outras três peças, também com temáticas ambientais, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a natureza. As outras peças são: “Filhos da Mãe Natureza”, “Defensores da Biodiversidade” e “TV Animal”.

“Apoiar esse projeto para que ele pudesse chegar a toda a rede municipal de educação de Itatiaiuçu, crianças e professores, foi uma grande alegria. É contagiante e leve e, por meio da arte, nos ajudou a reforçar o nosso compromisso ambiental, dialogando com o nosso programa de monitoramento ambiental, o Pegadas da Serra Azul, que nos permite acompanhar informações biológicas e movimentos de lobos-guará e felinos, colaborando para o desenvolvimento sustentável das comunidades das quais fazemos parte”, comenta a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães.

A iniciativa é realizada pela Lima Produções Culturais, com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu. O Pegadas da Serra tem foco no monitoramento da fauna da região da Serra Azul, nas áreas de preservação ambiental da empresa, em Itatiaiuçu.