Projeto gratuito de artesanato para mulher

Programa patrocinado pela Mineração Usiminasestá com inscrições abertas até 31 de março

Projeto gratuito de  artesanato para mulher
Créditos Zanete Dadalto


Em abril, as mulheres de Itatiaiuçu terão a oportunidade de participar do projeto Bordando Memórias, que leva a arte do bordado na cidade de maneira gratuita. As inscrições estão abertas desde o dia 27 de fevereiro e se encerram no dia 31 de março.

O projeto possibilita o aprendizado de um novo ofício, gerar renda e contar suas histórias por meio da arte. As selecionadas participarão gratuitamente de oficinas de bordado, palestras sobre empreendedorismo artístico, mostra de cinema, roda de conversa e outras atividades que visam estimular a acessar suas memórias para bordá-las no tecido, valorizando, assim, suas histórias de vida. 

Conforme divulgado, as interessadas devem fazer contato via WhatsApp, pelo número (31) 99896-9601. Ao todo, serão 50 vagas para duas turmas de mulheres maiores de 18 anos. 

As atividades serão realizadas nos bairros Curtume e Vieiras.

“Ao incentivar o resgate das lembranças e a valorização do bordado livre como linguagem e expressão, as capacitações conseguem aproximar as mulheres de suas individualidades, evocando as memórias de cada uma e a valorização de suas narrativas, ressignificando, assim, passagens da vida compartilhadas em um processo coletivo de conexão de experiências”, afirma Dani Nogueira, Mestre em Artes e professora da oficina de Memórias.

O projeto é patrocinado pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é da Eva Comunicação e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Atividades

De acordo com o projeto, foram selecionados sete curtas-metragens que perpassam narrativas singulares de mulheres, relatando suas experiências e trazendo para discussão a força da representatividade feminina. A curadoria é formada pelas realizadoras audiovisuais Ursula Dart e Suellen Vasconcelos e objetiva incentivar e inspirar as participantes.

Além disso, o projeto também propõe uma exposição com a divulgação de todos os bordados produzidos, que acontecerá no dia de encerramento junto com a entrega de certificado pela conclusão da capacitação.

O Bordando Memórias é um projeto itinerante criado em 2022 que já viajou por seis cidades brasileiras incentivando a produção manual, a geração de emprego e renda e transformando a realidade de muitas mulheres que enxergam na arte uma possibilidade de trabalho e conexão com seu íntimo. Todas as ações podem ser acompanhadas pelo Instagram @projeto.bordandomemorias e site bordandomemorias.com.br.