PROGRAMA ESCOLA PARCEIRA - Usiminas premia vencedores de concurso com notebooks

Iniciativa promoveu quatro meses de atividades de arte-educação na Escola Municipal Raimundo Benedito de Faria, envolvendo 344 alunos do ensino fundamental

PROGRAMA ESCOLA PARCEIRA - Usiminas premia vencedores de concurso com notebooks
Foto: Divulgação Mineração Usiminas

Três estudantes foram premiados no Concurso de Redação e Desenho do Programa Escola Parceira em Itatiaiuçu. A cerimônia de premiação, realizada na última semana, marcou o encerramento da segunda edição do programa na cidade.

O programa, realizado pelo Instituto Usiminas com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, movimentou a Escola Municipal Raimundo Benedito de Faria entre agosto e novembro com ações de arte-educação para educadores e 344 alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental.

Com o tema “Nossa Escola, Nossa Futuro: Cultivando o Respeito e a Paz”, o concurso teve quase 300 trabalhos inscritos. Duas estudantes na categoria Redação, Gabriela Vitória Oliveira (7º ano) e Valentina Silva Gomes (3º ano), e um aluno da categoria Desenho, Davi Vicente Cunha Medeiros (2º ano), foram premiados com notebooks, entregues pelos seus familiares.

Para Neide Oliveira, mãe da aluna Gabriela, ganhadora do Concurso de Redação, o projeto contribuiu para o aumento do interesse dos alunos pelos estudos. “Gostaria de parabenizar a parceria entre a Mineração Usiminas e a escola. Que a iniciativa seja uma fonte de inspiração para todas as crianças”, afirmou. A filha comemorou: “Estou muito feliz porque aprendi muito e ainda ganhei o prêmio. É um sentimento muito bom”.

Os trabalhos foram analisados por comissão formada por representantes do Instituto Usiminas, Secretaria Municipal de Educação de Itatiaiuçu e equipe da escola. No encerramento, o programa ainda promoveu o espetáculo didático “Circo de Brinquedo”, que apresentou uma fusão entre a habilidade circense clássica e a criatividade contemporânea.

Transformação social

Conforme divulgado pela empresa, as ações do programa estão em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que tem diretrizes e orientações para o ensino das artes nas escolas, estabelecendo as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

“A programação de arte-educação oferecida pelo Programa Escola Parceira tem uma importante contribuição para o processo de formação e aprendizagem dos alunos. As experiências vividas nas atividades contribuem para o desenvolvimento dos estudantes”, explicou Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.

A diretora da escola, Ana Daniela, enxerga com otimismo o futuro das crianças e adolescentes que foram envolvidos nas diversas oficinas. “O incentivo dos alunos engrandece o nosso trabalho e proporciona muitas coisas boas para todos nós. Agradeço a todos os envolvidos nessa ação”, conta.

Paulo Assis, gerente de Relações Institucionais e com Comunidades da Mineração Usiminas aponta que a educação é uma importante chave para a transformação social, impactando significativamente a vida de famílias inteiras. “Nós acreditamos que a comunidade e a empresa devem crescer juntas e que a educação é um instrumento de desenvolvimento social das comunidades”, reforçou.