OPORTUNIDADES - Mais emprego para as mulheres

OPORTUNIDADES - Mais emprego para as mulheres
Foto: Reprodução CAGED/2022


A Prefeitura, por meio do Programa de Fomento ao Acesso ao Emprego para a Mulher, tem promovido a inserção e manutenção da mulher no mercado de trabalho a partir de medidas de incentivo. O programa oferece transporte gratuito para mulheres que desejam ter ou têm algum vínculo empregatício em municípios limítrofes de Itatiaiuçu. Na última semana, por exemplo, o programa recrutou mulheres interessadas em participar do processo seletivo para vagas de emprego no supermercado Mart Minas de Itaúna.

Para receber os benefícios, conforme divulgado, as interessadas devem realizar cadastro no SINE, apresentando Carteira de Identidade, CPF, CTPS devidamente registrada e comprovante de endereço.

Desigualdade de gênero

A iniciativa colabora com o enfrentamento à desigualdade de gênero, que ainda persiste no mercado de trabalho, ao ampliar as oportunidades para o público feminino. Apesar dos avanços nas últimas décadas, as desigualdades de gênero ainda persistem.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que registra mensalmente as admissões e dispensa de empregados com carteira assinada no país, considerando o ano de 2022 e o saldo de admissões e desligamentos, Itatiaiuçu teve 894 homens contratados e apenas 171 mulheres contratadas. Ou seja, 83,94% dos contratados foram de homens e apenas 16% de mulheres.

Em âmbito estadual, o cenário foi positivo em 2022. Os dados do CAGED mostram que foram admitidos 80.729 homens e 96.696 mulheres. Ou seja, o estado conseguiu superar esse quadro de desigualdade entre os gêneros feminino e masculino e aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho. Em todo o país, as contratações ficaram bem equilibradas. Foram 1.069.563 homens e 955.653 mulheres contratadas, o que significa que 52% foram homens e 47% mulheres.