Observatório da Diversidade promove oficina em Itatiaiuçu

Iniciativa objetiva capacitar participantes para a compreensão e utilização dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS), abordando a relação entre cultura e diversidade

Observatório da Diversidade promove oficina em Itatiaiuçu
Foto: Divulgação Instituto Usiminas/Observatório da Diversidade


Nos dias 28 de outubro e 4 de novembro, Itatiaiuçu recebe a oficina Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Diversidade Cultural, viabilizado pelo Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Usiminas.

A iniciativa objetiva capacitar os participantes para a compreensão e utilização dos ODS e sua interface com o campo da diversidade cultural. Como grandes temas, a oficina apresentará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e abordará a relação entre a cultura, a diversidade biocultural e os ODS.

As aulas serão realizadas na Escola Municipal João Marques Machado, que fica na Rua Santa Lúcia, 270, Bairro Robert Kennedy, das 9h às 16h30, com intervalo para almoço das 12h30 às 13h30. A oficina é voltada a agentes e gestores institucionais e individuais de políticas, programas e projetos culturais, socioambientais e de desenvolvimento econômico e social. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, em https://forms.gle/orztrf9wWAgdh4rh9.

Qual a temática do curso?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de uma agenda de planejamento e de gestão de Políticas Públicas construída pelos países membros da ONU. São 17 objetivos e 169 metas para garantir a sustentabilidade do planeta. Nesse conjunto, a cultura possui uma contribuição direta ou indireta em 14 objetivos e 44 metas. 

Assim, conforme divulgado, os participantes serão capacitados para a compreensão e utilização dos ODS e sua interface com o campo da diversidade cultural. 

A oficina será ministrada por José Márcio Barros, Doutor em Comunicação e Cultura, coordenador do Observatório da Diversidade Cultural; Pompea Auter Tavares, com formação em Comunicação Social e Artes Plásticas e integrante do grupo de pesquisa Observatório da Diversidade Cultural.