MUNICÍPIOS MINERADORES - Itatiaiuçu conquista três prêmios nacionais
Município foi Destaque Nacional em Finanças Públicas, Excelência em Finanças Públicas e Excelência em Infraestrutura
Itatiaiuçu viveu um momento histórico nessa segunda-feira, 18, em Brasília, durante a terceira edição do Prêmio Municípios Mineradores 2026. A cidade recebeu três reconhecimentos nacionais que destacam a eficiência da gestão pública e os avanços promovidos nos últimos anos em diferentes áreas da administração municipal.
A cerimônia foi realizada no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), na Esplanada dos Ministérios, e contou com a presença de prefeitos e representantes dos 16 municípios premiados.
O Município foi reconhecido como Destaque Nacional em Finanças Públicas, Excelência em Finanças Públicas e Excelência em Infraestrutura. Conforme destacado pela administração, “mais do que troféus, esse reconhecimento valoriza o esforço de cada secretário, servidor e profissional que contribui diariamente para o desenvolvimento de Itatiaiuçu”.
Promovido pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração e a Agenda Pública, o prêmio tem como objetivo reconhecer municípios brasileiros que desenvolvem boas práticas relacionadas à atividade minerária, transformando os recursos da mineração em melhorias concretas para a população.
Com o tema “Minerando Futuros”, a edição de 2026 valorizou cidades que apresentam resultados positivos em áreas estratégicas da gestão pública, como saúde, educação, proteção social, meio ambiente, infraestrutura, desenvolvimento econômico, finanças públicas e governança.
“O prêmio analisa, de forma estruturada, como os gestores municipais administram os recursos oriundos da mineração. Não basta apenas explorar: é preciso fazer da mineração fonte e ponte para que os cidadãos tenham acesso à educação, saúde, saneamento básico e demais serviços que garantam uma vida digna”, afirma Sergio Andrade, diretor-executivo da Agenda Pública.
Para Pablo Cesário, diretor-presidente do IBRAM, o Prêmio Municípios Mineradores reforça a importância de ampliar investimentos e boas práticas no setor: “Os municípios mineradores têm papel decisivo para que o Brasil aproveite o novo ciclo de investimentos previsto para a mineração, especialmente em minerais críticos e estratégicos. Boa gestão pública, planejamento e uso responsável dos recursos ajudam a criar ambientes mais preparados para atrair investimentos, gerar empregos e ampliar oportunidades para a população”.
Municípios premiados
Oito municípios foram reconhecidos como destaques nacionais nas oito categorias do prêmio: Itatiaiuçu, na categoria Finanças Públicas; Alvorada de Minas (MG), na categoria Saúde; Itaoca SP, na categoria Educação; Vila Propício (GO), na categoria Proteção Social; São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), na categoria Meio Ambiente; Paragominas (PA), na categoria Gestão; Sarzedo (MG), na categoria Infraestrutura; e Nova Lima (MG), na categoria Desenvolvimento Econômico.
Além disso, cinco destaques regionais, um por região: Bandeirantes do Tocantins, pela região Norte; Barrocas, da Bahia, pela Nordeste; Alto Horizonte, pelo Centro-Oeste; São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais, pela região Sudeste; e Treviso, Santa Catarina, pela região Sul.
Outro ponto importante da edição foi o anúncio da criação da Comunidade de Boas Práticas, iniciativa aberta a todos os municípios brasileiros. O objetivo é fomentar a troca de experiências entre gestores públicos, promover encontros e fortalecer soluções voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.




