Minas Gerais divulga editais da Lei Paulo Gustavo

Minas Gerais divulga  editais da Lei Paulo Gustavo
Foto: Léo Bicalho / Secult-MG


Na última semana, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulgou os editais estaduais da Lei Paulo Gustavo, que foi sancionada em 2022 para aplicação de recursos no setor de audiovisual. 

Conforme divulgado, são 10 editais, que totalizam o investimento de R$ 182.397.750,52 milhões aos segmentos do Audiovisual e demais áreas culturais, distribuídas em quatro modalidades: Edital de Credenciamento, Edital de Seleção de Propostas, Edital de Seleção de Bolsistas e Edital de Premiação. Podem participar pessoas físicas e jurídicas residentes, domiciliadas ou com permanência no estado, com comprovada atuação artística e cultural. As inscrições vão até o dia 28 de outubro.

Os editais são: Apoio às produções audiovisuais mineiras; Apoio à exibição, Salas de cinema, Cinemas de rua e itinerantes; Apoio à formação, difusão, pesquisa e preservação do audiovisual mineiro; Apoio à distribuição e democratização do acesso de obras audiovisuais mineiras; Premiação de obras e empresas do audiovisual mineiro; Residência artística em artes e técnicas; Territórios e paisagens culturais; Programa de mobilidade de artistas, grupos e técnicos; Mostras, Festivais e Feiras Multiculturais; Premiação trajetórias culturais. Eles podem ser acessados em: https://www.secult.mg.gov.br/lei-paulo-gustavo/editais.

Em Itatiaiuçu, que teve o repasse de R$ 121 mil para beneficiar e auxiliar artistas e produtores culturais, a elaboração dos editais está em processo e, conforme a Secretaria de Cultura, serão finalizados e divulgados nas próximas semanas. Mais informações serão divulgadas em breve.