MACRORREGIÃO OESTE - Saúde orienta supervisores de leitos hospitalares

Regional de Saúde de Divinópolis realizou reunião buscando fortalecer a transparência e eficiência no serviço, garantindo o acesso adequado aos leitos públicos e filantrópicos disponíveis

MACRORREGIÃO OESTE - Saúde orienta supervisores de leitos hospitalares
Foto: Willian Pacheco/SES


No início de junho, a  Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis realizou uma reunião para orientação dos supervisores de leitos hospitalares na macrorregião oeste. Conforme divulgado, o encontro buscou fortalecer a assistência hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir o acesso adequado aos leitos públicos e filantrópicos disponíveis.

Participaram gestores municipais e supervisores de 29 municípios que possuem prestadores de serviços hospitalares com leitos destinados ao SUS. A ação teve como foco a padronização dos processos de trabalho, conforme as diretrizes da Resolução SES/MG nº 9.977/2025, que define as atribuições dos supervisores de leitos em Minas Gerais.

Segundo explicado pela coordenadora de Acesso aos Serviços de Saúde (CASES) da SRS Divinópolis, Izabella Veloso, todos os municípios com instituições hospitalares credenciadas ao SUS devem contar com supervisão hospitalar. “O supervisor de leitos executa um conjunto de atividades que asseguram a disponibilidade e a correta utilização dos leitos SUS, atendendo à demanda da rede pública, otimizando os recursos e garantindo a qualidade da assistência prestada”, destacou.

O supervisor deve realizar visitas técnicas para verificar o número de leitos SUS efetivamente ocupados, presença de pacientes de planos de saúde ou particulares em leitos públicos, além da existência de leitos bloqueados, buscando atualizar o mapa de leitos no sistema SUS Fácil MG, promovendo mais transparência e eficiência no processo de transferência de pacientes.

As informações levantadas são confrontadas com os dados inseridos na Ferramenta Estadual de Regulação (SUS Fácil MG), assegurando maior precisão na gestão dos recursos hospitalares.