Itatiaiuçu realiza blitz educativa contra a dengue
Ação integra mutirão estadual e reforça medidas essenciais de prevenção antes do período de maior risco
A Secretaria de Saúde de Itatiaiuçu realizou, nos dias 1º e 2 de dezembro, uma blitz educativa de combate à dengue, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses em parceria com a Guarda Municipal. A ação integrou o Mutirão da Dengue e o Dia D do plano “Minas Unida Contra o Aedes”, mobilizando moradores e reforçando orientações sobre prevenção.
No sábado anterior, dia 28, 748 municípios mineiros aderiram ao movimento. De acordo com o superintendente da Regional de Saúde de Divinópolis, Anderson Roberto do Amaral, o objetivo é reforçar o papel da população no controle do mosquito. “Se as pessoas não fazem a sua parte, ocorre a contaminação. É um trabalho educacional. Com o apoio da população, a gente vai conseguir vencer mais essa batalha contra o Aedes”, afirmou.
A maior parte dos criadouros do mosquito está dentro das residências. Medidas simples ajudam a evitar a proliferação, como tampar caixas d’água, limpar calhas, eliminar objetos que acumulam água, descartar recipientes corretamente e manter quintais limpos. O período sazonal vai de dezembro a maio, quando calor e chuvas favorecem a reprodução do Aedes aegypti.
O esforço conjunto busca reforçar a prevenção antes do início do período de maior pico de casos, entre fevereiro e abril, época em que ocorreu o registro histórico de casos. Entre 2023 e 2025, Minas Gerais registrou queda de cerca de 90% nos casos de dengue, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde.
Neste ano, o estado contabilizou mais de 115 mil casos confirmados de dengue, com 143 mortes. Há ainda 17 mil casos de chikungunya, com seis óbitos, e 16 casos de zika vírus. Em Itatiaiuçu, o cenário foi bem mais tranquilo em 2025 em relação ao ano anterior: foram confirmados 5 casos de dengue neste ano, enquanto, em 2024, foram 2.358 registros.




