Instalação de câmeras em 13 pontos da cidade

Instalação de câmeras em 13 pontos da cidade


A Prefeitura anunciou que pretende contratar uma empresa especializada em recursos de segurança e gestão de departamentos para o exercício da segurança pública municipal. A assessoria de Comunicação da Prefeitura explicou à reportagem que o processo não consiste em uma substituição das câmeras do Sistema de Videomonitoramento do município, o “Olho Vivo”, mas, sim, a contratação de outra empresa para a segurança dos prédios públicos do Município.

Conforme prevê o edital, os serviços são de locação de sistema de gestão de dados, gerenciamento, logística, sensores climáticos, câmeras de segurança, câmeras corporais, sistemas de catracas, central de alarmes e postes para câmeras.

O investimento se justifica, segundo a prefeitura, pela necessidade de integração de todos os dados em um só banco, possibilitando o rápido acesso à informação para tomada de decisão de diversos setores que trabalham de forma integrada. A Guarda Municipal é o órgão responsável pela segurança dos bens, serviços, instalações e gestão do trânsito do município e, com a compra, vai estar bem equipada tecnologicamente para desempenhar a função com eficiência.

O edital prevê a instalação de câmeras inteligentes em pontos estratégicos da cidade. O edital especifica que serão 13 pontos, sendo na entrada da cidade; na entrada da Ponta da Serra; na entrada do Parque do Lago; na travessa do Parque do Itatiaia; na entrada das Quintas; no viaduto de Pinheiros; na entrada da Minerita; no Parque de Exposições; na motopista; em Santa Terezinha; no PSF do São João; em Pedras; e no PSF de Medeiros. Os demais pontos poderão ser acrescidos respeitando os quantitativos e garantias expostos no edital. Outros materiais, como câmeras de segurança, serão instalados nos pontos dos principais serviços públicos do município.

Conforme divulgado, todos os itens previstos serão contratados como locação mensal da solução completa prevista, compreendendo a locação de todos os equipamentos, softwares e acessórios necessários; rede de dados armazenamento em nuvem, implantação, suporte e manutenção, por um período de 12 meses e investimento de até R$ 7.684.018,56.