Imunização contra a gripe já atinge 70% no município
Minas prorroga vacinação contra influenza até 31 de julho
A campanha nacional de vacinação contra a Influenza (gripe) imunizou apenas 40,69% do público-alvo em todo o Brasil. A mobilização começou em abril e, conforme calendário do Ministério da Saúde, estava marcada para acabar no dia 31 de maio. No entanto o Ministério orientou que a imunização continue, enquanto durarem os estoques de doses.
Seguindo a orientação do órgão, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou a campanha de vacinação até o dia 31 de julho para a população com mais de seis meses de idade.
Em Itatiaiuçu, a campanha teve um resultado mais positivo, com 69,42% de cobertura vacinal, que inclui gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores. De acordo com o Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS), responsável pelo monitoramento e avaliação das ações de saúde, foram aplicadas 2.935 doses. Outras 1.130 pessoas do público-alvo não receberam a dose.
Os trabalhadores de saúde e idosos do município obtiveram maior cobertura vacinal. Os dados mostram que 97,60% dos profissionais de saúde receberam o imunizante e 89,92% dos idosos também. Já a imunização em crianças, gestantes e professores foi mais baixa. A imunização atingiu 26,39% do grupo formado por crianças; 36,17% das gestantes; e 57,52% dos professores. Além disso, nenhuma puérpera, que são as mulheres que estão na fase do pós-parto, receberam o imunizante.
Em âmbito estadual, a cobertura foi mais baixa. Apenas 46,10% do público-alvo mineiro recebeu o imunizante contra a gripe. O estado do Amapá foi o que conseguiu a melhor cobertura, atingindo 85,2% do público-alvo. A vacina está disponível de forma gratuita para qualquer pessoa com mais de seis meses de idade em qualquer Unidade Básica de Saúde.