HISTÓRIAS DA MINERAÇÃO - Usiminas recebe mais de 450 visitantes em 2024
Por meio da arte, programa apresenta para estudantes e comunidade o processo de produção do minério
Somente neste ano, 453 pessoas foram impactadas pelo programa "Histórias da Mineração", realizado pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Mineração Usiminas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. No total, conforme divulgado pela empresa, foram promovidas 12 sessões, nas quais os participantes puderam explorar os processos de extração de minério de ferro na empresa de maneira imersiva.
Durante o passeio, os visitantes são guiados pela personagem Flora Manga, vivida pela atriz Raquel Vieira, que conduz uma narrativa pelos diferentes setores da mina. Os participantes visitaram o Centro de Controle Integrado, na Instalação de Tratamento de Minério (ITM) Samambaia; o Mirante Ingá, onde é possível contemplar a estrutura da empresa; e o Parque Central, uma área reflorestada de 45 hectares, com mais de 12 mil mudas.
Em seguida, os participantes receberam uma oficina de pintura ministrada pela artista plástica Rosane Dias, que utiliza tintas sustentáveis feitas a partir de amostras minerais. Esse momento de arte permitiu que os visitantes registrassem suas memórias da experiência.
Conforme divulgado pela Usiminas, Kellen, de 16 anos, participou da última edição do ano, realizada em 21 de setembro, e destacou a sensação de segurança que experimentou durante o tour. "Foi muito divertido, conhecemos vários lugares. Todas as pessoas são organizadas e se comunicam bem. Dá para ver que há bastante segurança", relatou a jovem. Outra participante, Beatriz Mendes, encantou-se com os aspectos lúdicos da visita: "É uma viagem que não vou esquecer, porque é um lugar muito lindo e cheio de riquezas", comentou.
Conexão com a comunidade
Para Adilson de Paula, diretor de Operações da Mineração Usiminas, a iniciativa é uma oportunidade de aproximar a empresa da comunidade e das novas gerações, mostrando que é possível aliar a produção de minério de ferro com sustentabilidade. "Quando trabalhamos com crianças, que serão os formadores de opinião do futuro, estamos plantando uma semente de coisas boas", afirmou.
Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas, ressaltou o papel do programa na educação patrimonial de forma acessível e criativa. "Acreditamos que, por meio da arte, podemos informar e divertir. No Histórias da Mineração, além de explorar temas educativos sobre a jornada do minério, promovemos momentos de interação criativa e lúdica para todos os envolvidos", destacou.