Falta 1 ano para as Eleições Gerais de 2026
Cidadãos têm até 6 de maio de 2026 para solicitarem serviços relacionados ao título de eleitor
Falta pouco menos de 1 ano para as eleições gerais de 2026, para escolher presidente, vice-presidente, governadores e vice-governadores dos estados e Distrito Federal, além de deputados federais e estaduais e dois senadores por unidade da Federação.
As eleições estão marcadas para acontecer no dia 4 de outubro, e, conforme estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar. Só não é realizado 2º turno quando um candidato alcança maioria dos votos válidos.
Para votar, o eleitor deve estar em situação regular. Por isso, é importante ficar atento aos prazos do Cadastro Eleitoral e se informar sobre os serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral. Na última semana, o Cartório Eleitoral realizou uma ação de cadastramento de biometria, que facilita e garante a segurança do processo.
O eleitor pode regularizar o título, pedir a transferência de domicílio eleitoral ou ainda pode tirar o título pela primeira vez na página do Autoatendimento Eleitoral. Também é possível emitir certidões eleitorais, consultar débitos e imprimir boletos de quitação de multas, além de solicitar a inclusão do nome social no título, entre outros serviços.
Para as Eleições Gerais de 2026, o prazo para tirar o título de eleitor, emitir a segunda via do documento, regularizar ou atualizar o cadastro eleitoral vai até o dia 6 de maio de 2026. Após esse período, o cadastro estará fechado.
Os jovens de 16 e 17 anos que desejam exercer o direito ao voto já podem solicitar o alistamento eleitoral e o título de eleitor. Os adolescentes de 15 anos que completarem 16 anos até a data da eleição (4 de outubro) também podem requisitar à Justiça Eleitoral a emissão do título.
Aqueles que quiserem se candidatar também precisam ficar atentos aos prazos estabelecidos em lei. A filiação partidária e a regularização do domicílio eleitoral devem ocorrer até seis meses antes do dia da votação. Ou seja, a data-limite termina em 4 de abril.




