ENCONTRO - 1º Conecta Com Minas reúne clientes e fornecedores da comunicação

Diretores de veículos de comunicação, agências, jornalistas, parlamentares, dirigentes de seguimentos e profissionais da área se reuniram no dia 4, na sede da FIEMG

ENCONTRO - 1º Conecta Com Minas reúne clientes e fornecedores da comunicação
Divulgação/Sebastião Jacinto Júnior


Considerado “muito proveitoso” o 1º Conecta Com Minas, o encontro entre veículos de comunicações e as agências do setor, mediados por lideranças estaduais e empresariais cumpriu o seu objetivo, na opinião dos participantes. O evento aconteceu no dia 4 de julho, terça-feira, em Belo Horizonte, na sede da FIEMG. Com excelente presença de público, a relação entre veículos e fornecedores foi debatida, buscado detectar problemas e encontrar soluções para que o setor recupere seu protagonismo nacional, como afirmou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

O encontro foi promovido pela Câmara da Indústria da Comunicação da Federação em parceria com os sindicatos que compõem o colegiado. Participaram dos debates, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; o secretário de Comunicação Social de Minas Gerais, Bernardo Assis Fonseca; o secretário municipal adjunto de Comunicação Social de BH, José Luiz da Silva; o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) Mayrinck de Aguiar; jornalistas, parlamentares, diretores de veículos e agências de comunicação e profissionais do segmento.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe destacou o pioneirismo da Câmara e dos sindicatos na promoção do encontro, reunindo diferentes empresas para, sobretudo, debater os principais desafios do setor e encontrar caminhos para superá-los. Roscoe lembrou ainda que a comunicação é tão importante quanto as demais áreas da indústria do estado e, por isso, “Minas Gerais precisa rever a sua posição e projeção no cenário nacional e resgatar o protagonismo que lhe é devido”.

“É importante uma mobilização em um evento como este para que se levante os problemas e a gente os ajude a encontrar as soluções”, declarou o secretário Bernardo Fonseca, ao se referir ao diálogo que o governo estadual mantém com as empresas de comunicação e a FIEMG para o desenvolvimento do setor.

O secretário afirmou também que a atual gestão tem concentrado esforços para levar a comunicação social para todas as regiões do estado, fomentando o desenvolvimento dos veículos locais e disseminando informações de interesse público. Por fim, Bernardo Fonseca reforçou a relevância da interlocução do governo com todo o ecossistema da comunicação e disse estar aberto para receber sugestões de propostas ou projetos.

Objetivo cumprido!

O presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori – MG), Rodrigo Fernandes, observou que o encontro cumpriu o importante propósito de “integrar veículos de comunicação e agências de publicidade da capital e do interior, estabelecendo canais para aproximar clientes e fornecedores, facilitando o encontro entre esses públicos e a promoção de novas parcerias e melhores negócios”.

O dirigente enalteceu a participação e o engajamento dos empresários e profissionais da comunicação no evento e observou que “é preciso união para superar os desafios”. Fernandes pontuou que os problemas são comuns a todos do segmento e reforçou a necessidade de melhorar a competitividade para o crescimento sustentável da cadeia da comunicação em Minas.

Além do Sindijori, a Câmara da Indústria da Comunicação da Federação, contou com a parceria do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte (Sinejor), do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Asdoor) e da Associação das Empresas de Outdoor e de Mídia Exterior de Minas Gerais (Asdoor) na realização do 1º Conecta Com Minas.

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de Minas Gerais (Sepex) e a Cooperativa de Mídia Digital e OOH do Brasil (Cooperasdoor) foram os apoiadores do encontro.

FOLHA presente

A FOLHA DO POVO, que edita os jornais de Itaúna e Itatiaiuçu, marcou presença no encontro com o diretor-editor, jornalista Renilton Gonçalves Pacheco, que levou temas locais para o encontro, destacando a necessidade de apoio às pequenas empresas do interior mineiro, “quase sempre ficando com a menor fatia quando se elabora o orçamento para o investimento em comunicação. Mesmo quando todos sabemos que a imprensa do interior tem penetração junto ao público muito mais ampla, quando se reúne todos os veículos deste seguimento”.

Renilton Pacheco aprovou a realização do encontro e apostou que, a partir do 1º Conecta Com Minas, abre-se um espaço maior para as empresas de comunicação na participação de decisões em nível estadual e até nacional. “É preciso ocupar espaços, ampliar a participação da imprensa do interior neste mercado, já que representamos um público alcançado muito grande, em detrimento do retorno que recebemos”, concluiu.