EMPREGADOS E DESEMPREGADOS - Primeiro semestre fecha com 89 novas vagas

EMPREGADOS E DESEMPREGADOS - Primeiro semestre fecha com 89 novas vagas
Foto: Reprodução CAGED


O cenário de geração de novos empregos está voltando a ficar positivo em Itatiaiuçu. Depois de alguns meses com saldo de trabalho formal negativo, o município registrou o segundo mês consecutivo com mais contratações do que demissões, totalizando três meses com resultados positivos.

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado na última quinta-feira, 27, foram 302 admissões e 234 desligamentos, totalizando um saldo de 68 novas vagas criadas no mês de junho. Com isso, o município tem um total de 4.570 contratados. 

Com o último quadro, o primeiro semestre de 2023 ficou dividido: três meses negativos e três meses positivos. Em janeiro, o saldo foi -46; em março, -69; e em abril, -37. Em fevereiro, o município teve saldo significativo, com +151 novas vagas; em maio, +22. Ou seja, em um período de seis meses, foram 241 pessoas contratadas e 152 demitidas.

Em comparação ao mesmo período de 2022, que teve o primeiro semestre inteiro com saldos positivos, o município criou 64% vagas a menos do que no ano anterior, quando haviam sido criadas 676 novas vagas. Uma diferença de 435 postos a menos. 

Em relação aos setores, foram registrados saldos positivos e negativos. Agropecuária teve saldo 0, com a mesma quantia de admissões e desligamentos; Indústria teve saldo positivo de +35; Construção ficou com saldo positivo de +44. Comércio e Serviços foram os únicos com saldo negativo, sendo -3 e -8, respectivamente.

Considerando o gênero, o mês registrou saldo positivo para o grupo de homens, com 80 admissões, e negativo para as mulheres, com 12 demissões. A maioria dos contratados têm o Fundamental Completo (+25) e o Ensino Médio Completo (21); seguido de Fundamental Incompleto (+17); Médio Incompleto (+7); e Superior Completo (1). As demissões foram no grau de Superior Incompleto (-2) e analfabeto (-1).