Dia de cultura, saúde e educação na cidade
Iniciativa da AMISA promoveu oficinas ambientais, jogos educativos, exposições e apresentações culturais locais, além de vacinação, doação e microchipagem de cães e gatos, entre outras ações

No último domingo, dia 29, Itatiaiuçu recebeu o Circuito Socioambiental AMISA, que promoveu um dia de atividades educativas e culturais. O evento foi realizado na Praça Antônio Quirino, e contou com uma programação diversificada e gratuita voltada para toda a comunidade, como oficinas ambientais, jogos educativos, exposições e apresentações culturais locais.
Para Paulo Assis, presidente da AMISA e gerente de Relações Institucionais e Comunidades da Mineração Usiminas, o evento foi uma forma de fortalecer os laços com os moradores e de abrir espaço para a cultura local. “O Circuito Socioambiental é um reflexo do que a gente acredita: que a mineração precisa caminhar de mãos dadas com a comunidade. Aqui em Itatiaiuçu, a nossa história está entrelaçada com a das pessoas que vivem e trabalham nesse território. Cada ação que a gente realiza, como esse circuito, é uma forma de retribuir, de fortalecer os laços com os moradores, de abrir espaço para a cultura local, para os artistas, para as escolas e para quem acredita num futuro mais sustentável”, destacou.
Ações públicas
A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Saúde, que, assim como em outros eventos da cidade,
esteve presente com uma ação de vacinação, reforçando a importância da imunização e da prevenção em saúde pública. Ao todo, conforme divulgado, foram aplicadas 47 doses de vacinas ao longo do dia, abrangendo tanto a imunização contra a gripe quanto outros imunizantes do calendário vacinal.
No total, foram aplicadas 40 doses contra a gripe (Influenza); 3 doses de Varicela; 1 dose de Febre Amarela; 1 dose de HPV; 1 dose de Meningite C; e 1 dose da Meningite ACWY.
De acordo com a Secretária, Edinelle Vieira, a presença da equipe de saúde reforça o compromisso com o bem-estar da população, aproveitando espaços culturais e de lazer para ampliar o acesso a serviços essenciais como a vacinação.
O evento contou também com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, que realizou diversas ações. Conforme divulgado, foram distribuídas 410 mudas de árvores frutíferas. Além disso, 11 cães e 1 gato, que estavam disponíveis para doação, receberam um novo lar durante o evento. A Secretaria também realizou a microchipagem de 14 animais e realizou campanhas de conscientização com distribuição de panfletos educativos sobre cuidados com os animais e divulgação do canal de denúncias.
Próximos projetos
O Circuito Socioambiental é uma das ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) da AMISA. No primeiro semestre deste ano, também estão previstos os projetos Parcerias que Funcionam, Visões do Amanhã: Cinema Socioambiental e o Edital Socioambiental e Cultural. Juntas, essas iniciativas buscam mobilizar e engajar as comunidades de Itatiaiuçu e Mateus Leme.
Para o segundo semestre, conforme divulgado, serão lançadas novas edições dos projetos Empreenda Verde e Água é Vida. O Empreenda Verde visa estimular o empreendedorismo sustentável por meio de oficinas e formações voltadas à criação de iniciativas com foco socioambiental. Já o projeto Água é Vida promoverá ações voltadas à preservação de nascentes e oferecerá cursos sobre a implementação de fossas ecológicas, contribuindo para a melhoria do saneamento básico e da conservação dos recursos hídricos nas comunidades da região.