DESEMPENHO NO ENEM 2022 - Escola Estadual teve aumento na média geral

DESEMPENHO NO ENEM 2022 - Escola Estadual teve aumento na média geral
Foto: Reprodução AIO Educação/Dados da E.E Manoel Dias Correa


O estudo “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, elaborado pela edtech AIO Educação, de autoria dos pesquisadores Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado, divulgado na última semana, aponta o desempenho educacional das escolas públicas e particulares do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio.

Entre as dez escolas brasileiras com melhor desempenho no Enem de 2022, três são de Minas Gerais. Conforme lista divulgada pelo Portal O Globo, os colégios Fibonacci (ex-Elite), de Ipatinga, no Vale do aço, e Santo Antônio e Bernoulli, de Belo Horizonte, aparecem no ranking liderado pelo Farias Brito Colégio de Aplicação, de Fortaleza (CE). No site do projeto é possível pesquisar sobre o desempenho das escolas, comparar com os últimos anos e com outras instituições. 

Ainda conforme o estudo, a média geral da Escola Estadual Manoel Dias Correa, de Itatiaiuçu, cresceu se comparado aos anos anteriores. Em 2022, a média geral foi de 538.6; enquanto em 2019 foi de 509.7; e, em 2018, de 527.2. O portal também mostra a média isolada por áreas de conhecimento, sendo: 541.8 em Ciências Humanas; 492.5 em Ciências da Natureza; 514.5 em Linguagens e Códigos; 539.2 em Matemática e suas Tecnologias; e 605 em Redação.

Para campo de comparação, a média geral das escolas de Minas Gerais que ficaram em destaque foram 736,64 (Fibonacci Colégio, de Ipatinga); 731,71 (Santo Antônio, de Belo Horizonte); e 730,85 (Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte). 

É preciso ressaltar que todas as escolas com as melhores médias de notas no Enem do ano anterior são privadas. Assim, ao comparar os resultados, é necessário levar em consideração o contexto e realidade de cada local. O portal é um caminho para que profissionais da área de educação tenham um parâmetro, utilizando os dados com o objetivo de melhorar os índices para o próximo ano, elevando o nível educacional.

Conforme divulgado pelo AIO Educação, os dados do estudo decorrem de pesquisa realizada com as bases de dados protegidos dos Microdados do ENEM de 2009 a 2022, acessadas mediante ingresso autorizado na Sala Segura do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do dia 31/07/2023 até o dia 03/08/2023. Os resultados, análises e interpretações apresentados são de responsabilidade única dos autores, não representando a visão oficial do Inep, nem se constituindo em estatística oficial. A plataforma está disponível em https://www.aio.com.br/school_enem_data/classificacao?school_id=6948.